Skip to main content

Novis ganha mercado na banda larga

Quase 50% nos alternativos.

O estudo «confirma a liderança do operador da Sonaecom e evidencia uma performance espectacular no mercado de Internet, em parte justificado pelo sucesso que a empresa está a obter com a aposta em soluções avançadas que tiram o máximo partido da banda larga, com especial destaque para os e-Services, uma gama de serviços inovadores e de elevado valor acrescentado para as empresas que pretendem aumentar a sua eficiência», aponta a empresa em comunicado.

Nas micro e pequenas empresas, a Novis fortaleceu a sua quota, que passou de 33,5% no final de 2006, para 41,0% no final destes primeiros três meses do ano. Esta quota é mais de três vezes superior ao segundo alternativo com maior quota, a Oni, que se fica pelos 13,2%.

Se considerarmos também o incumbente, a Novis conta agora com uma quota de 13,9%, deixando para trás a Netcabo (8,9%) como terceiro operador.

Quanto ao segmento das médias e grandes empresas e se incluirmos o incumbente, a quota de mercado da Novis mantém a sua tendência de crescimento ao atingir os 11,3%. O segundo operador do mercado total é o Sapo (18,7%).

No que diz respeito aos alternativos, a Novis é líder destacado, tendo crescido cerca de 5 pontos percentuais: detém actualmente uma quota de 38,7%, quase o triplo da Oni, o segundo operador alternativo em termos de quota.

Por outro lado, a Novis é líder cada vez mais destacado no negócio da Voz em todos os segmentos empresariais.

Assim, na microempresas, se incluirmos na análise o incumbente, possui uma quota de 12,0% do mercado total, o dobro do segundo operador alternativo no segmento. E olhando apenas para os alternativos, a quota chega aos 41,5%, muito à frente da Tele2, que não vai além dos 19,8%.

Situação semelhante verifica-se no segmento das médias e grandes empresas, onde a Novis detém uma quota de 10,5%, quando consideramos também o incumbente, e uma quota de 38% quando olhamos apenas para os alternativos.

Em termos de notoriedade, a Novis é o operador alternativo com índices mais elevados e apresenta mesmo valores totais de notoriedade (espontânea e assistida) muito próximos dos do incumbente.

A performance da Novis é particularmente significativa na medida em que contraria a tendência apresentada pelos restantes operadores alternativos, que tendem para a redução das respectivas quotas, especialmente no segmento de voz.