Skip to main content

Novo estudo afasta perigos do telemóvel

Os efeitos da radiação sobre a saúde continuam a alimentar divergência de opiniões.

«O conjunto de provas existentes indica que a exposição à radiação da radiofrequência aquém dos limites fixados pela comissão internacional para a protecção contra os raios não ionizantes (ICNIRP) não tem efeitos nefastos sobre a saúde da população», afirmam em comunicado conjunto as autoridades encarregadas da protecção contra a radiação na Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia.

«Há algumas organizações na Suécia e noutros países que pensam que nós estamos a mentir quando afirmamos que não há provas científicas sobre riscos eventuais e, portanto, considerámos que sria boa ideia mostrar que os países nórdicos chegaram às mesmas conclusões», afirmou à France-Presse Lars Mjoenes, coordenador de programas da autoridade sueca em questão.

Os cinco países nórdicos adiantaram que vão prosseguir com a investigação científica sobre os perigos potenciais dos telemóveis, sublinhando que, sendo a taxa de utilização nestes países de 80% a 90%, mesmo um risco pequeno poderia tornar-se numa questão de saúde pública. Não obstante, aconselham a utilização de auriculares para reduzir de forma significativa a exposição da cabeça à radiação.