Novo HTC antes do iPhone

Apresentado já em Madrid.

A High Tech Computer Corp. apresentou em Espanha o Touch, um smartphone que assenta no sistema operativo Windows Mobile 6 Professional e apresenta ecrã táctil e várias funcinalidades que o levaram já a ser visto como um forte concorrente do iPhone da Apple, mas mais barato.

Além disso, enquanto o iPhone é lançado nos EUA a 29 deste mês e na Europa até ao fim do ano, o novo equipamento com sistema operativo da Microsoft estará disponível para os europeus antes do final de Junho.

No entanto, as opiniões dividem-se e, sendo o novo HTC mais dirigido ao uso profissional, os defensores da Apple apontam-lhe “defeitos” – leia-se desvantagens relativamente ao iPhone – , desde logo o facto de não ser sensível a múltiplos toques simultâneos e não ter apetência para o entretenimento.

As características do Touch incluem ecrã de 2,8 polegadas (o do iPhone terá 3,5 polegadas), em que o toque de um dedo dá ao utilizador acesso a um interface animado com opção de escolha de contactos, multimédia, agenda, emailes, bem como a possibilidade de abrir documentos ou navegar na Internet.

Quanto a memória, o HTC tem porta para cartão microSD e traz de origem um cartão de 1 GB (memória interna de 4 GB ou 8 GB no iPhone da Apple).

O novo smartphone é um tribanda GSM com compatibilidade EDGE para transmissão rápida de dados e ainda Wi-Fi e Bluetooth, dispondo de uma câmara fotográfica de 2 megapixéis.