Novo vírus afecta Nokia 7610

Foi descoberto um novo vírus direccionado para smartphones Symbian.

A F-Secure lançou o alerta para o Nokia 7610 mas avança que outros telemóveis da Serie 60 podem igualmente ser infectados pelo vírus Skulls, que se propaga via Internet através dos sites de freeware e shareware, com um ficheiro chamado Extended Theme Manager.

Logo que se instala, o vírus desactiva um conjunto de aplicações do sistema, como o e-mail e o calendário, e altera os ícones do menu, o que resulta em o utilizador ficar limitado a receber ou fazer unicamente chamadas de voz.

O Skulls terá sido desenvolvido por alguém que se identifica como Tee-222 e o programa a que está anexado tem, na opinião da empresa de segurança, um aspecto bastante credível, o que deverá ter contribuído para que vários sites o tenham distribuído sem verificar a sua origem, segundo indica a Computer Weekley.

A desactivação do vírus implica limpar o sistema e voltar às definições do fabricante, o que se traduz na perda da informação guardada.

A F-Secure adiantou que o Skulls não utiliza o Bluetooth para se propagar, ao contrário do conhecido Cabir, que foi o primeiro vírus detectado para telemóveis. Ainda assim, se o sistema operativo Symbian tem um mecanismo de segurança que emite um aviso sempre que o utilizador tenta fazer o download de software não reconhecido pela Symbian, a maioria dos utilizadores do Nokia 7610 e de outros modelos acaba por ignorá-lo.

Aproveite para saber tudo sobre aquele smartphone clicando aqui.