Skip to main content

Novo vírus chega por MMS

A SimWorks lançou o alerta para nova ameaça aos Symbian.

O vírus CommWarrior.a recorrer às MMS para se auto-enviar instantaneamente para outros terminais que suportam este tipo de mensagens.

Aquela empresa especializada em anti-vírus para Symbian considera esta novidade muito importante, tendo em conta que, até agora, os vírus que afectam telemóveis apenas se difundiam via Bluetooth, pelo que o seu alcance estava limitado a cerca de 10 metros. Recorrendo às MMS, as ameaças tornam-se muito maiores.

O CommWarrior.a invade a agenda de contactos e vai-se auto-enviando para todos eles, fazendo seguir uma cópia de si mesmo e uma mensagem de texto concebida para incentivar o utilizador a instalar a aplicação.

Além da infecção em sim, novo vírus representa uma ameaça acrescida tendo em conta o preço das MMS, pelo que pode fazer aumentar vertiginosamente as facturas. Acresce que a sua detecção pode demorar algum tempo (e muito dinheiro…) já que o vírus actua imperceptivelmente.

Este novo vírus procura, em paralelo, também terminais com o Bluetooth activado e não perde a possibilidade de se difundir igualmente por essa via.

A esperança de travar rapidamente a infecção pelo CommWarrior.a através de MMS reside no facto destas mensagens terem de ser alojadas pelo operador e só depois enviadas para o destinatário, pelo que parece simples a instalação de um detector de vírus pelos operadores que impeça o envio final.