O alerta foi lançado pelos organizadores da conferência internacional sobre segurança informática «The Hack in the Box», realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, onde foi feita uma apresentação sobre as falhas encontradas no programa Java 2 Micro Edition (J2ME), desenvolvido em parceria pela Sun Microsystems, Nokia, Sony Ericsson e Motorola.
Segundo os especialistas, a falha reside no mecanismo que a plataforma Java usa para impedir que o sistema operacional receba comandos vindos de fora.
O organizador da iniciativa, Dylan Andrew, afirma que os utilizadores podem ver roubadas ou adulteradas as suas informações pessoais: «Os telefones de nova geração vêm com programas bem mais poderosos dentro do sistema operacional», apontou Dylan Andrew, revelando que «descobrimos novos ataques que afectam essas plataformas, permitindo que alguém assuma remotamente o controlo de um telefone», podendo aceder à lista de contactos e ouvir as conversas.
A indústria de telemóveis tem conhecimento destes problemas de segurança, afirma por seu lado Sal Viveros, director de segurança wireless da McAfee. Sal Viveros diz que os riscos têm origem, não tanto em programas Java, mas em códigos mal escritos que poderiam ter consequências imprevistas: «Não acho que as pessoas devam ficar alarmadas, mas deveriam começar a exigir aos seus operadores de telefonia móvel que ofereçam protecção».