Sem mais nem menos, a DoCoMo já avisou que vai restringir a utilização do “i-mode”, nomeadamente o acesso ao e-mail. A previsão de um período habitualmente fértil em envio de mensagens fez a única operadora mundial de UMTS refrear os ânimos. Tudo para evitar um crash do sistema por…demasiado uso.
Os responsáveis japoneses da DoCoMo nem querem ouvir falar em Ano Novo. Com a quantidade de mensagens que, habitualmente, se enviam nessa noite, os administradores da rede decidiram, a bem do bom funcinamento de todos os sistemas, restringir o envio e recepção de mensagens em “i-mode”, para não provocar um corte no serviço da operadora nipónica.
A restrição começará uns minutos antes da meia-noite e irá prolongar-se até por volta das quatro da manhã. do primeiro dia do ano. O sistema não irá deixar de funcionar, simplesmente estará mais lento, pelo que apenas uma em cada oito mensagens tentadas conseguirão chegar ao seu destino, para evitar sobrecarga e disfunções do sistema.
Também o serviço regular de voz vai ser afectado, embora por um período mais curto. Ao que parece, a Lei de Negócios de Telecomunicações a vigorar no Japão autoriza as operadoras a tomarem este tipo de medidas para prevenir eventuais danos nas infra-estruturas. Ou seja, ao abrigo deste “receio” – diga-se, muito bem fundamentado – a DoCoMo não esteve com meias medidas: metade da capacidade de operação para evitar abusos em noite de excessos. E tenha um bom ano novo!