A polícia de Nova Iorque recorre a uma aplicação Android no combate ao crime.
O departamento da polícia de Nova Iorque tem estado a testar uma aplicação, desenvolvida para smartphones Android, que os ajuda a combater o crime. Aproximadamente 400 telemóveis Android foram distribuídos como parte de um programa-piloto a decorrer na cidade que nunca dorme, anunciou o New York Times. Os telemóveis estão impedidos realizar ou receber chamadas, recorrendo antes a uma ligação de dados para permitir o acesso ao cadastro de um indivíduo.
Uma aplicação pré-instalada no dispositivo permite aos agentes verificarem o historial criminal de um indivíduo, verificar a sua identidade e respectiva fotografia ou até mesmo exibir informação relativamente ao histórico de condução do mesmo. Ao introduzir uma morada na aplicação, o agente também poderá conferir os nomes de todos os residentes que já tenham estado presos, ou com mandatos de captura, além de poder verificar possuidores de armas.
Esta tecnologia, contudo, tem os seus críticos: Donna Lieberman é a directora executiva da União de Liberdades Civis de Nova Iorque, e acredita que a aplicação pode ‘tornar-se num veículo para rondar os suspeitos do costume, para assediar as pessoas‘ com base em informações disponíveis nas bases de dado da polícia.
Sem dúvida que é uma aplicação com o seu lado positivo e com um lado negativo igualmente potencial. O que é que acham deste tipo de tecnologias? Deixem-nos o vosso feedback!