O Apple iPad tal como o conhecemos poderá acabar
O Apple iPad ‘clássico, ou no seu formato de 9.7 polegadas, poderá acabar – o que os consumidores querem é tablets como o Apple iPad mini.

Estaria, afinal, Steve Jobs errado? É possível que sim, se as indicações do analista Glen Yeung – da Citi – estiverem correctas e os consumidores preferirem na verdade o formato dos tablets de 7 polegadas ao dos dispositivos maiores.
E será que isto são boas notícias para a Apple? Sim e não: o analista crê que a Apple vai continuar a liderar o mercado dos tablets com o seu iPad mini, embora também não se mostre relutante em afirmar que as margens de lucro da empresa da maçã serão muito menores. O que faz sentido: à partida a produção do Apple iPad mini é mais barata, mas também gera margens de lucro menores que as do iPad tradicional.
Além da mera perda geral nas acções, os dados revelam um abrandamento particular nas vendas dos iPads de 10 polegadas em mercados maduros e uma clara tendência para a descida da média de preços dos tablets, refere Yeung. Após analisar estes dados, temos novas preocupações em relação à ‘saúde’ do mercado dos tablets de 10 polegadas e, se não existirem quaisquer inovações materiais (nós não contamos com um Retina Mini ou um iPad 5 mais leve e mais fino entre elas), nós permanecemos preocupados com a habilidade da Apple em manter quota de mercado.
O que acham os leitores? Acham que é inevitável, ou que o segmento dos tablets de 9 ou mais polegadas ainda terá um tempo de vida relativamente prolongado? Deixem-nos a vossa opinião!