Que 2013 será provavelmente o ano do Apple iPhone 5S não nos surpreende, mas talvez o próximo smartphone da maçã venha com uma característica que até à data ainda não foi vista em nenhum smartphone comercializado em larga escala: um leitor de impressões digitais. O curioso é que desta vez as informações tiveram origem nas declarações do chefe de segurança e informação (CISO) do PayPal, Michael Barret.
‘Tem sido amplamente comentado que uma grande fornecedora de tecnologias de Cupertino, Califórnia, vai lançar um telefone no final do ano que tem incorporado um leitor de impressões digitais‘, referiu.’Este ano vai haver no mercado um telemóvel que lê impressões digitais‘.
Seriam estas declarações uma confirmação? A imprensa internacional parece querer que sim, mas a verdade é que as informações são baseadas em rumores que já circulam há alguns meses e não significam que a Apple venha realmente lançar um iPhone 5S com esta tecnologia – embora a aquisição da AuthenTec não descarte que a Apple possa usar esta tecnologia em futuros dispositivos.
O que poderia contribuir para a implementação desta tecnologia no iPhone? A aquisição da AuthenTec por parte da Aplpe, que passou despercebida em vários meios de comunicação. As vantagens desta tecnologia passam pela fuga às tradicionais passwords.
