Um dos pontos fortes do ecossistema BlackBerry sempre foi o BlackBerry Messenger, só que quando a empresa canadiana começou a entrar em desfalque o seu popular serviço de chat começou igualmente a ressentir-se e a perder utilizadores.
A única forma que a BlackBerry teve de contornar este problema foi seguir a via da Microsoft e da Google, ou seja, passar a disponibilizar esta aplicação noutras plataformas. Isto significa que brevemente utilizadores de iPhone e Android também poderão usufruir do serviço de chat da empresa liderada por Thorsten Heins, segundo anunciou o director executivo da empresa ontem (14 Maio), durante a conferência anual BlackBerry Live. ‘A melhor plataforma de mensagens que existe vai estar disponível para ainda mais utilizadores neste Verão‘, referiu.
Durante a conferência o líder da BlackBerry avançou ainda alguns números interessantes acerca da sua plataforma de envio e recepção de mensagens, como por exemplo: o BlackBerry Messenger possui actualmente cerca de 60 milhões de utilizadores activos, com um tempo médio de 20 segundos entre o envio e a leitura de uma mensagem. Isto traduz-se numa média diária de 10 mil milhões de mensagens recebidas e enviadas através deste serviço.
A questão que nos fica na cabeça não é sobre se esta disponibilização noutras plataformas irá perturbar a performance do BlackBerry 10 no mercado, mas sim se será capaz de competir com outras plataformas populares como a célebre aplicação WhatsApp. Se a BlackBerry tivesse optado por esta via mais cedo, as probabilidades de conseguir angariar mais utilizadores seriam bastante mais elevadas. Não será, contudo, um pouco tarde para o fazer? Como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.
Algum dos nossos leitores é utilizador do BlackBerry Messenger? Como é que encaram esta estratégia da empresa, ao disponibilizar o seu serviço em mais plataformas? Deixem-nos o vosso feedback!
