O Dia Europeu das Línguas está a chegar: vai celebrar?

Fonte: unsplash No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Europeu das Línguas. O que acha de começar a aprender um novo idioma nesta data?A aprendizagem de novos idiomas oferece diversos benefícios às pessoas. Entre eles destacam-se o melhorar a saúde mental, exercitar o cérebro, conectá-lo a pessoas de outras partes do mundo e às […]

Fonte: unsplash

No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Europeu das Línguas. O que acha de começar a aprender um novo idioma nesta data?
A aprendizagem de novos idiomas oferece diversos benefícios às pessoas. Entre eles destacam-se o melhorar a saúde mental, exercitar o cérebro, conectá-lo a pessoas de outras partes do mundo e às suas culturas, abrir novas portas na sua carreira, entre outros.
O estudo do novo idioma pode ser feito com livros para o efeito ou usando as aplicações que existem no mercado. E se não sabe que aplicações usar, seguem-se as nossas preferidas e os idiomas disponíveis em cada uma delas.

Melhores apps para aprender línguas

1. Busuu

O Busuu é uma aplicação muito boa, mas tem uma desvantagem: só pode aprender um idioma de cada vez e uma aula por dia. Se for um problema para si, pode aderir a um plano pago e ter mais recursos diários para a aprendizagem do novo idioma.
Nesta aplicação pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, russo, chinês, árabe, turco, coreano, polaco, japonês, entre outros. Alguns idiomas só estão disponíveis se fizer as aulas a partir do inglês.

2. Memrise

Esta é outra aplicação que tem chamado a atenção de muitos utilizadores porque ensina o novo idioma com estratégias divertidas. Graças às associações divertidas das palavras, os usuários conseguem aprender o novo vocabulário mais facilmente.
Nesta aplicação pode aprender alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, entre outros. O grande diferencial da aplicação é poder escolher entre aprender inglês americano e inglês britânico.

3. Duolingo

A aplicação Duolingo é, provavelmente, a mais conhecida neste mercado de aprendizagem de idiomas. Esta app é muito intuitiva, fácil de usar e a versão gratuita é bastante completa, ao contrário do que acontece em outras aplicações.
Nesta app, os idiomas que pode aprender são o inglês, espanhol, francês, japonês, coreano, alemão, italiano, árabe, turco, sueco, grego, latim e muitos outros idiomas que não estão disponíveis noutras apps.
Consulte a página da Duolingo para ter uma lista mais completa dos idiomas disponíveis. Lembrando que é possível aprender mais idiomas a partir do inglês do que a partir do português.

Outros recursos para quem vai aprender um novo idioma

Podcasts

Familiarizar-se com o novo idioma é muito importante e deve fazê-lo desde o início. Os podcasts são uma excelente forma de se familiarizar com o idioma e pode encontrar diversas opções online, basta procurar pelo idioma que está a aprender.
O melhor dos podcasts é que encontra opções que o vão ajudar a fazer uma revisão da matéria aprendida, ensinar palavras novas ou mesmo partilhar algumas questões culturais. Tem episódios desses para vários idiomas, tanto a partir do português como a partir do inglês.
Outra técnica de aprendizagem para entrar em contacto com o novo idioma é usando a música. Ouça músicas e tente encontrar palavras que já conhece ou aprender novas.

Livros

O que não falta são livros para aprender novos idiomas, principalmente se estiver a aprender uma língua moderna ou que seja muito procurada atualmente. Esses livros costumam dar-lhe novas informações e ainda exercícios para treinar o que foi aprendido.
E se não quiser comprar livros físicos, não há problema. Ao comprar livros digitais pode ler onde e quando quiser e alguns ainda lhe permitem fazer os exercícios no próprio livro. Para ler livros digitais, terá de instalar aplicações de leitura.

Aprender com nativos

Como não podia deixar de ser, pratique o novo idioma com pessoas nativas. Essa é a melhor forma não só de aprender o idioma, mas também de conhecer as pequenas coisas que vão fazer o seu discurso parecer mais natural.
Uma forma de estar em contacto com pessoas nativas na língua – ou, pelo menos, com um nível avançado – é inscrevendo-se em escolas de idiomas. Mas se preferir aprender a partir de casa, plataformas como o Italki são muito boas.
Se quer que a aprendizagem seja um pouco mais competitiva, experimente o desafio do Italki onde pode receber prémios por aprender línguas.

Que idioma vai começar a aprender este ano? Conte-nos nos comentários.