Parece que no Canadá muitos consumidores já tinham saudades de um bom telemóvel clássico, com teclado físico e tudo. Esse ‘revivalismo’, se assim lhe pudermos chamar, parece estar a dever-se ao sucesso que o BlackBerry Q10 está a gozar na sua terra natal. Quer parecer, portanto, que a aposta da empresa liderada por Thorsten Heins num look clássico – que por sinal sempre foi a imagem de marca da empresa – foi, além de positiva, inteligente.

O sucesso, que também apresenta sinais de se repetir em mercados como o Reino Unido, só poderá dever-se à proposta ‘diferente’ dentro da actual oferta de equipamentos quase exclusivamente touch screen e com muito poucos botões físicos. É que, convenhamos, dentro das ofertas topos-de-gama dificilmente encontramos abundância de dispositivos com teclados físicos. O BlackBerry Q10 apresenta, ainda assim, um ecrã de 3.5 polegadas que suporta gestos touch, além de disponibilizar um processador dual-core de 1.5 GHz e uma câmara digital de 8 MP, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.
O que é que os leitores preferem? Teclados físicos, ou já aderiram totalmente ao virtual? Alguém ainda se recorda dos simples teclados alfa-numéricos, que nos permitiam digitar uma mensagem quase por inteiro sem sequer termos que olhar para o ecrã? Deixem-nos o vosso feedback!