O Facebook Home no Apple iPhone? É pouco provável

É possível que tenham havido conversações entre a Apple e o Facebook, mas as hipóteses de ver a interface Facebook Home chegar ao iPhone são muito pouco reduzidas.

Seria algo inevitável que surgissem questões em relação à disponibilidade do Facebook Home noutras plataformas que não o Android. Sendo que a opção mais popular a seguir ao sistema operativo da Google é a da Apple, torna-se inevitável não imaginar como seria ver a UI da rede social de Mark Zuckerberg aplicada nos ecrãs de 3.5 e 4 polegadas do smartphone da maçã. As probabilidades de que isso se venha a materializar, contudo, são incrivelmente reduzidas – o que não deveria impressionar ninguém.

Impressiona, por outro lado, saber que – segundo a Bloomberg anunciou recentemente – o Facebook tenha andado em conversações com a Apple em relação a esta mesma hipótese (possivelmente também em relação ao Windows Phone da Microsoft). E se à partida esta é uma estratégia que parece fazer sentido, e permitir ao Facebook aumentar a sua presença dentro do segmento dos smartphones sem ter que realmente lançar o seu sistema operativo ou smartphone, por outro é muito pouco provável que a Apple venha permitir à rede social de Mark Zuckerberg ganhar uma posição dominante dentro do seu próprio sistema, especialmente se tivermos em conta o historial da empresa liderada por Tim Cook em relação ao controlo exercido no seu sistema operativo.

O Facebook Home no Apple iPhone? É pouco provável

O que nos traz novamente ao Android: não nos parece que esta iniciativa do Facebook tenha sido do agrado da empresa de Larry Page, mas sendo o seu sistema operativo uma plataforma open source, a sua opinião não tem necessariamente que se impor como no caso da Apple – é que, enquanto o Facebook seria obrigado a trabalhar com a Apple para poder disponibilizar a sua interface de utilizador, o mesmo não teve que se aplicar ao Android. Daí ter sido possível o Facebook Home, mesmo que o feedback inicial por parte dos seus utilizadores tenha estado longe de ser positivo.

Isto leva-nos a considerar que um Facebook Home para Windows Phone também não deverá ser uma realidade, já que a Microsoft também apresenta uma filosofia fechada em relação ao seu sistema operativo. Por outro lado, existe sempre a hipótese de que o facebook Home para iOS e Windows Phone não será igual à sua versão Android. Poderíamos apenas estar perante uma aplicação com um novo look, mas nunca integrada tão aprofundadamente no sistema operativo.