Skip to main content

O futuro pode ser «PayPass»

A Motorola e a Mastercard estão a testar uma tecnologia de pagamento inovadora.

Depois das japonesas DoCoMo e Sony, com a tecnologia Felica, e da Philips com a Visa, chegou a vez da norte-americana Motorola se juntar à MasterCard e avançar com o seu projecto de tecnologia para pagamento: o PayPass.

À semelhança das concorrentes, o PayPass baseia-se no standard de transmissão de dados sem fios NFC (Near Field Technology), tido como seguro até porque é encriptado. A médio prazo, é visto como um dos meios para fundir os cartões bancários com os telemóveis, mas também para revolucionar o mercado dos terminais de pagamento electrónico utilizados por todo o mundo, pois permitirá evitar o manuseamento dos cartões dos clientes por parte dos comerciantes e, assim, combater também os riscos de fraude.

Além das aplicações de carácter bancário, as tecnologias do tipo NFC poderão ainda vir a ser utilizadas nos sistemas de controlo de acesso a edifícios, como por exemplo da administração pública, empresas ou mesmo habitação e até ao automóvel. Outro exemplo é a cmopra de um bilhete de avião através do computador, podendo os respectivos dados ser transmitidos para o telemóvel e deste para o portão de embarque.

A gigante Nokia chegou a testar o PayPass com a MasterCard, no ano passado, em Dallas, mas o projecto parece ter sido abandonado. Contudo, a Motorola e a empresa de cartões bancários têm em curso testes em várias cidades dos EUA.