• Home
  • Apps
  • O Instagram não é imune ao SPAM

O Instagram não é imune ao SPAM

Os utilizadores do Instagram foram vítimas de malware no início desta semana. Imagens de fruta associadas a dietas milagrosas redireccionavam os utilizadores do Instagram para uma página com malware.

O Instagram não é imune ao SPAM

Que melhor forma de enganar os utilizadores do Instagram para fazê-los clicar em links maliciosos do que camuflá-los com fotografias de comida? Foi precisamente isso que aconteceu esta semana na rede social/aplicação dos filtros de imagem – agora com vídeo -, num episódio raro mas não totalmente inédito.

As imagens em questão estão associadas à tag #Miracle e promovem uma dieta milagrosa, redireccionando os utilizadores para uma página falsa da BBC, infectada com malware, que por sua vez acede à conta do utilizador, publica fotos novas (as tais frutas milagrosas) e altera links na descrição da biografia. O link já conta com mais de 35 mil acessos.

SPAM no Instagram é Sol de pouca dura?

Qualquer pesquisa entretanto realizada pela tag #miracle já não revela nenhuma imagem de fruta associada a dietas milagrosas. O Facebook terá referido ao GigaOM estar a remover todas as imagens associadas a esta forma de SPAM ao mesmo tempo que regulariza os perfis que foram invadidos.