O próximo topo-de-gama da Samsung não é Android
O Samsung Galaxy S4 ainda agora chegou e a Samsung já tem planos de lançar novos smartphones de elevado perfil. O próximo, contudo, deverá correr Tizen.
- Lauro Lopes
- 17/03/2013
- Mobile, Samsung
É verdade que a Samsung deve muito do seu actual sucesso ao Android, mas a empresa sul-coreana nunca escondeu a sua vontade de lançar dispositivos na sua própria plataforma, o Tizen OS. Essa intenção deverá estar prestes a realizar-se.
Em entrevista à Bloomberg, o vice-presidente da área mobile da Samsung – Lee Young-hee – referiu que a empresa vai lançar um topo-de-gama equipado com Tizen algures entre Agosto e Setembro deste ano. A Samsung já teria referido anteriormente que pretendia lançar, ao longo de 2013, vários dispositivos Tizen, mas até à data a única menção mediática foi mesmo a deste topo-de-gama solitário.
A Bloomberg, contudo, refere que este Tizen será um dos três dispositivos premium que a Samsung tem agendados para este ano, com os outros dois sendo o Samsung Galaxy S4 e um Samsung Galaxy Note.
Não deixa de ser interessante que a Samsung tenha apostado no fabrico de um topo-de-gama equipado com Tizen, quando inicialmente todas as expectativas faziam crer que este sistema operativo – baseado em MeeGo e em Bada – viesse integrar apenas dispositivos de baixa e média gama. Outras indicações pareceram sugerir que a Samsung deveria descartar o Firefox OS em prol do seu sistema operativo, embora as indicações indiquem precisamente o contrário: este Tizen deverá ‘ser o melhor produto equipado com as melhores especificações’.
Resta-nos aguardar por mais informações.