O que esperar da CES 2016
Que novidades irá trazer a próxima grande feira tecnológica?
A par da MWC (Mobile World Congress), a CES (Consumer Electronics Show) é considerada uma das maiores feiras tecnológicas anuais que decorre no início de cada ano. Durante a CES são tipicamente apresentadas inúmeras novidades por parte de grandes fabricantes do mercado, que podem ir desde tecnologias de impressão 3D, passando por equipamentos de realidade virtual, até novos smartphones.
SONY
A gigante nipónica divulgou uma curiosa imagem que possivelmente reflecte algumas das novidades que serão apresentadas durante a feira tecnológica. Entre elas está uma nova câmara fotográfica, uns headphones, um dispositivo que relembra um equipamento de realidade virtual, uma TV e ainda… a traseira de um smartphone.
HUAWEI
No decorrer da próxima CES, é possível que a gigante chinesa apresente uma nova edição do seu relógio inteligente. O smartwatch da Huawei (análise aqui) evidenciou um excelente desempenho a vários níveis, tanto em relação ao dispositivo em si como também em termos de vendas. Como tal e caso a Huawei de facto introduza um novo smartwatch no mercado, não será de esperar nada menos do que um equipamento que corresponda às enormes expectativas que o primeiro relógio inteligente provocou.
LG
A par da outras fabricantes como a Samsung, a LG apresenta um enorme portefólio de equipamentos nas mais diversas áreas da tecnologia. Desde smartphones, passando por frigoríficos, ares condicionados ou televisões, a gigante sul-coreana marca a sua presença em variados segmentos tecnológicos do mercado e, como tal, deverá apresentar novidades em alguns deles.
Uma das garantias que a LG deu aos consumidores foi a introdução da uma série de monitores Ultra Wide (21:9) com resolução 4K, direccionados especificamente aos gamers, assim como um computador portátil que irá pesar apenas 980 gramas, constituindo um dos computadores portáteis mais leves do mercado.
SAMSUNG
No final do ano passado, a Samsung apresentou algumas novidades no segmento dos smartphones, nomeadamente uma renovada série da gama “Galaxy A” constituída pelo Samsung Galaxy A3, A5 e A9, que deverão dar o mote para o caminho que a gigante sul-coreana irá seguir, pelo menos durante o início deste ano. Quanto ao especulado Samsung Galaxy S7, dificilmente iremos saber mais novidades, já que a Samsung tem por costume anunciar um evento próprio para a apresentação dos seus topos de gama.
Quanto às restantes vertentes tecnológicas, é possível que a Samsung revele novidades nas categorias correspondentes à realidade virtual, televisões, monitores e portáteis, tal como novos eletrodomésticos.