O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis

2015 promete ser um ano cheio de novidades e de surpresas no mercado de smartphones

*Artigo escrito por Tecnologia & Gadgets


O ano 2014 está a chegar ao fim e só lhe pudemos agradecer pelas diversas novidades no mundo da tecnologia que ocorreram em mais um ano que deixará saudades.

[relacionadas_esquerda]2014 ficou marcado por grandes lançamentos, como o Galaxy Note 4 e o Note Edge, o polêmico iPhone 6 e a segunda geração da linha de smartphones de sucesso da Motorola, a Moto.

Samsung Galaxy S6

Começando por um dos smartphones mais esperados do ano que vem, o Galaxy S6 deve ser anunciado no primeiro semestre do ano.

Devido à crise que a empresa sul-coreana está a atravessar já há algum tempo, rumores afirmam que a Samsung está a planear o lançamento do seu principal high-end para Janeiro (provavelmente, durante a CES 2015) e não em março, como de costume.

Apesar destes rumores, é pouco provável que o lançamento seja realizado no 1º mês do ano. Aproveitando o sucesso do Note Edge, a Samsung também está a trabalhar num novo segmento da linha Galaxy S.


Trata-se do “Galaxy S6 Edge”, que deverá contar com duas laterias do ecrã curvas. Este novo modelo é apenas uma especulação, mas alguns especialistas de mercado afirmam que este novo smartphone deverá tornar-se realidade e traçam um 2015 próspero para a companhia sul-coreana.

É esperado que o Galaxy S6 conte com um processador Exynos 7420 octa-core 64-bit ou com um Snapdragon 810 64-bit (dependendo da versão). O novo Galaxy S deverá possuir um ecrã com 5,3 polegadas e resolução Quad HD, 3 GB ou 4 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, 4G LTE Advanced Cat 6 e a versão 5.0 do Android.

Por fim, é apontado que a câmera traseira irá possuir 20 MP e que a frontal tenha 5 MP.

O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis


LG G4

Outro smartphone que não pretende demorar a aparecer nas prateleiras é o próximo top de linha da LG, o G4.

Segundo algumas especulações, a empresa está a trabalhar em ecrãs 4K para os seus smartphones. No entanto, é bastante difícil acreditar que o G4 venha com um ecrã com tal resolução, uma vez que o ecrã 2K do G3 ainda sofre com algumas instabilidades na Google Play.

Apesar de tudo, o LG G4 deverá, apenas, contar com pequenas mudanças no design e algumas melhorias relativamente ao hardware, como resistência à água e poeira e o novo processador Snapdragon 810.

O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis


Um novo Lumia, uma nova câmera

Este ano, a Oppo revolucionou o mercado tecnológico com o lançamento do primeiro smartphone com câmera giratória do mundo. A novidade, que parece ter atraído muitos fãs e se tornou bastante popular, deverá ser a próxima grande aposta da gigante de Redmond para a linha Lumia.

A Microsoft vai apostar numa câmera “inovadora” para cravar o seu nome no mercado de smartphones. Será isto suficiente?

O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis


iPhone 6S (ou 7)

Tal como o iPhone 5S e 5C, os próximos lançamentos de gadgets da Apple podem não ser, tecnicamente, de um novo flagship na escala evolutiva da linha.

Há especulações de que o novo iPhone se venha a chamar 6S. A única grande melhoria do novo smartphone da empresa de Cupertino deverá ser o processador A9.

Relativamente ao design, o novo aparelho deverá ser muito semelhante ao atual iPhone. Um modelo de baixo custo, denominado de iPhone 6C, também está, supostamente, nos planos da empresa da Apple, de forma a fechar o ciclo da família iPhone 6.

O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis


Família Sony Xperia Z4

De acordo com o calendário da Sony, três novos smartphones topo de gama são esperados para o ano que se aproxima. O principal high-end da companhia, o Sony Xperia Z4, deve ser apresentado durante a CES, no mês que vem.

Os outros dois aparelhos da linha, o Z4 Compact e o Z4 Ultra, devem aparecer alguns meses depois.

O Xperia Z4 deverá possuir um ecrã com 5,2 polegadas e resolução Quad HD, 3 ou 4 GB de RAM, um processador Snapdragon 805 ou 810 e o certificado IP 68 de proteção contra poeira e água. O Z4 Compact será uma versão reduzida do Z4 “original”, com, provavelmente, 4,7 polegadas. Por outro lada, o Z4 Ultra, com 6,4 polegadas, será a versão maior do Xperia Z4.

[Galeria Sony Xperia Z4]


HTC One M9 / Hima

Combinado boas especificações com um preço que não fosse absurdamente alto, o HTC One M8 foi uma dos grandes gadgets do ano. Agora, a pressão de toda essa popularidade recai sobre o sucessor do aparelho, o HTC One M9.

Um dos principais rumores é sobre o nome do smartphone, pois a upleaks divulgou que a HTC pretende abandonar o nome “M” nos seus aparelhos. Um nome provável para o futuro dispositivo é Hima, mas tal confirmação sairá apenas da própria HTC, e não deverá ser tão depressa.

Em relação às possíveis especificações do novo smartphone, é esperado um ecrã Quad HD de 5 polegadas, 3 GB de RAM e um processador Snapdragon 810.

A placa gráfica será uma Adreno 430 e virá acompanhada de uma câmera traseira de 20,7 MP e uma frontal de 13 MP.

É esperada, também, uma bateria com capacidade de 2840 mAh, o SO Android 5.0 Lollipop e versões de 16, 32 e 64 GB. Se a HTC mantiver o seu calendário de lançamentos, deveremos ver o novo One M9 (ou Hima) já em março de 2015.

O que esperar de 2015 no mercado de telemóveis


Kodak

Foi anunciado, na semana passada, que a Kodak se irá estrear no mercado de smartphones em 2015, com uma linha de aparelhos voltados para as pessoas que também se estão a “estrear” no mundo dos gadgets.

A aposta da empresa é uma app de acesso remoto, de forma a que amigos possam ajudar o utilizador quando for necessário. Como não poderia ser diferente, os gadgets também serão voltados para fotografia e, devido a isso, irá possuir apps para captura, gestão e partilha de fotos.

Durante a CES 2015 (que ocorrerá entre os dias 4 e 9 de janeiro), a Kodak promete apresentar o seu primeiro smartphone. Além disso, a empresa pretende ainda lançar um smartphone com 4G, um tablet e uma máquina fotográfica com Android no segundo semestre do ano.


Google Ara

2015 também será um ano de novas experiências. Há bastante tempo que a Google anda a trabalhar num novo nicho de smartphones, que vem atraindo muita curiosidade, os aparelhos modulares.

Este tipo de gadgets pode tornar-se realidade já no ano que vem. Incluindo toda a experiência esperada de um aparelho modular, o Ara irá possuir uma aparência base genérica, mas contará com opções de personalização bastante variadas, seja relativamente ao visual ou ao hardware do gadget.

Segundo o chefe do projeto Ara, Paul Eremenko, o primeiro telemóvel modular do mundo tem o objectivo de acabar com a “mania” de trocar de smartphone a cada seis meses. Com o Ara, fazer melhorias de hardware sem trocar de aparelho será uma realidade.