Skip to main content

O que podemos esperar do UMTS segundo a Motorola

Entre a Vogue e o high tech

 motorola-shredknowledge.jpg A Motorola marcou presença no Salão Internacional do Mobiliário de Milão, para apresentar conceitos de design em equipamentos de comunicações do futuro. No certame, onde habitualmente marcam presença os mais conceituados designers de mobiliário de todo o mundo, a empresa apresentou uma nova dimensão estética dos equipamentos de comunicação baseados no conceito «Intelligence Everywhere», que irão alterar significativamente a forma como trabalhamos, passamos os tempos livres e nos relacionamos.

Os novos conceitos estéticos da marca são da responsabilidade da Motorola Consumer Design Experience, uma equipa de designers e estilistas exclusivamente dedicada à concepção dos aparelhos de comunicações móveis de amanhã. Este grupo criativo concentra a sua arte no desenvolvimento de propostas para uma estética das tecnologias de comunicação, visando a sua integração harmoniosa nos diversos ambientes do quotidiano.

Seis conceitos para o futuro

Foram apresentados pela Motorola seis conceitos de design, explorando soluções estéticas para a comunicação em ambientes sociais, familiares e profissionais.

n.liferecorder-product.jpg Nestas propostas criativas, inclui-se a sociabilidade do ‘mood hood’, não só destinado a levar a música a todo o lado, como a possibilitar aos jovens a partilha dos seus sons preferidos. Por seu turno, o ‘life recorder’ coloca ao alcance de cada indivíduo a possibilidade de recolher as imagens, sons, mensagens e notas da sua vida pessoal, constituindo um autêntico diário digital, que pode ser editado e partilhado electronicamente.

Entretanto, o conceito de ‘shared knowledge’ abre aos utilizadores do futuro a perspectiva de registarem o conhecimento adquirido no dia-a-dia – por exemplo em reuniões ou acções de formação – motorola-s.hearinghand-life.jpg e de o partilharem, em tempo real, através de sistemas de conferência multimedia. E, como a mais recente expressão de uma vida inteligente, a ideia de ‘always connected’ (sempre ligado) permite a comunicação permanente entre o utilizador e a sua rede de contactos.

Por seu lado, o conceito ‘other’s eyes’, como portal familiar, torna possível que as experiências pessoais – em casa, em viagem ou no trabalho – sejam instantaneamente confidenciadas às pessoas mais importantes, quebrando as barreiras do espaço físico. Finalmente, para os serviços de localização, surgiu a ‘hearing hand’, sistema de informação sobre a oferta comercial no contexto da área geográfica onde, a dado momento, nos encontramos.

Tudo isto decorrerá, segundo a visão apresentada pela Motorola, utilizando equipamentos que se apresentam como verdadeiras jóias de design, perfeitamente integradas nos ambientes pessoais. motorola-Imoodhood-podcontr.jpg