O telemóvel está muito lento. O que fazer?
10 sugestões simples para lidar com telemóveis muito lentos.
- Telemoveis.com
- 03/08/2018
- Android, Apps, Ferramentas, Mobile
1. Identifique a causa
A Trepn Profiler é uma aplicação da Qualcomm que ajuda a identificar as aplicações que mais sobrecarregam o CPU do telefone, consomem mais dados ou gastam mais bateria.
Recomendamos que corra a aplicação e a deixe perfilar as apps instaladas no seu telefone antes de prosseguir para os próximos passos.
2. Liberte espaço de armazenamento
Apague fotografias antigas e aplicações que já não use. Quando o armazenamento do telefone fica muito preenchido, é natural surgir lentidão.
Vá às Definições e verifique quanto espaço de Armazenamento ainda tem disponível. Em alternativa, proure e desinstale Aplicações que já não usa. Considere ainda eliminar resíduos em cache.
3. Reduza o número de widgets que usa
Os widgets podem ser práticos, mas consomem recursos preciosos do telefone. Descarte o acessório e limite-se apenas ao essencial.
4. Reduza ou desactive animações
Se utiliza um launcher repleto de efeitos e animações, considere simplificar. Pode fazê-lo nas definições do seu telefone.
5. Liberte RAM encerrando aplicações
Quando deixa várias aplicações a correr em simultâneo, o desempenho do seu telefone ressente-se. Feche as que não usa.
6. Reinicie o seu telemóvel
Quando reinicia o telemóvel, está a limpar a cache e a interromper processos desnecessários. O resultado é um desempenho mais fluido e suave.
7. Actualize o software do telemóvel
As actualizações nem sempre trazem novas funcionalidades. Por vezes focam-se em melhorias de desempenho e na correcção de problemas. Quando actualiza o telemóvel, verifique se o desempenho do seu telemóvel beneficia com isso.
8. Monitorize consumos de bateria e/ou RAM
Aceda ao Gestor de Aplicações para verificar que processos se encontram activos. Force a paragem dae aplicações que correm em plano de fundo, mas cuja funcionalidade não é essencial.
9. Considere fazer root ao telemóvel
Caso se sinta confortável com esta opção, ganha a capacidade de instalar ROMs com um desempenho mais flexível sobre o seu telefone. Aconselhamos, contudo, a ter em conta que fazer root é um processo complexo e que vai custar a garantia do telefone.
10. Restaure as definições de fábrica do telemóvel
Se a perda de todos os seus dados não for um problema, recomendamos que restaure o sistema às definições de fábrica. Desta forma perderá todas as suas informações (é recomendado que faça um backup antes de enveredar por esta opção), mas garante que o telemóvel fica limpo e livre de eventuais interferências no desempenho.
Esperamos que estas sugestões tenham sido úteis.