O Ziphius é um drone português, mas dos simpáticos

E está a dar cartas ‘lá fora’. O Ziphius foi recentemente eleito pelo Engadget como um dos 10 projectos em que vale a pena apostar em 2013 – vejam aqui o vídeo!

A conotação que tendemos a associar à palavra ‘drone’ está longe de ser positiva, mas felizmente o Ziphius parece ter chegado para tentar mudar isso. Criado pela empresa portuguesa Azorean (uma spin-out da YDreams), este é um dispositivo parcialmente submerso que pode ser pilotado remotamente com recurso a um smartphone ou tablet. Mas há mais: o Ziphius vem equipado com uma câmara HD na sua parte frontal, a partir da qual podemos ver o mundo através pela sua perspectiva – seja dentro de água ou à superfície.

Mas não pensem que o conceito por detrás do Ziphius se fica por aqui: é um gadget que suporta jogos de realidade aumentada e tira partido dos smartphones e tablets, permitindo capturar imagens subaquáticas ou exteriores, em HD, que são enviadas por Wi-Fi para o dispositivo móvel, afirma Edmundo Nobre, administrador da Azoerean citado na TVI24.

O Ziphius é um drone português, mas dos simpáticos

A ideia para este projecto teve tanto sucesso que acabou por constar no top 10 do ‘Insert Coin’, uma iniciativa promovida pelo Engadget que conferiu destaque aos projectos em que mais vale a pena apostar em 2013. A iniciativa, contudo, ainda se encontra a decorrer – o que significa que o Ziphius ainda está na corrida pelo prémio de 25 mil dólares que será atribuído ao vencedor. O projecto vencedor será anunciado na Expand, uma feira tecnológica que deverá decorrer nos dias 16 e 17 de Março, em São Francisco.

As votações ainda se encontram a decorrer e podem ser acedidas por qualquer utilizador. Vejam aqui quais os 10 projectos distinguidos pelo Engadget e votem no vosso favorito! Para mais informações sobre o Ziphius, podem aceder aqui.