Skip to main content

«Olhó telemóvel baratinho!»

Fabricantes anunciam em Cannes terminais de baixo preço.

O fabricante norte-americano apresentou no evento de França o primeiro telemóvel que quer lançar no mercado com um preço inferior a 40 dólares, um segmento até agora dominado pela Nokia (veja no nosso expositor o Nokia 1100) e a Siemens (com alguns terminais da série A) e, mesmo assim, com oferta muito limitada.

Contudo, a novidade destina-se apenas aos mercados emergentes, nomeadamente América Latina, Médio Oriente e Ásia, onde existem 3 mil milhões de consumidores ainda sem acesso a este tipo de equipamentos.

De resto, a estratégia insere-se nos objectivos apontados já no 3GSM World Congress do ano passado. O director do projecto de telemóveis para os mercados emergentes da GSM Association, Ben Soppitt, recordou que «cerca de 80% da população mundial dispõe de cobertura de telefonia móvel, mas apenas 25% dessas pessoas têm telemóvel.

Ora, a GSM Association concluiu que os preços são o principal obstáculo à implementação da telefonia móvel nos mercados emergentes e chamou 18 fabricantes para os envolver nos seus planos, tendo a Motorola ganho, para já, a corrida. Já no segundo semestre deste ano, o fabricante iniciará a comercialização dos novos terminais, que serão inseridos na sua gama C11…, da qual pode conhecer melhor o C115 já disponível no mercado nacional clicando aqui.