Operador aluga telemóveis

Finlândia proíbe venda dos terminais com assinatura.

A Saunalahti vai tentar atrair clientes com os aluguéis na esperança de que eles assinem também os seus serviços de telecomunicações, contornando assim a lei. «Isto é permitido na Finlândia porque não estamos a vender assinaturas», disse o director de vendas da empresa, Pasi Vanninen, citado pela Reuters.

Mais de 20 operadores, liderados pela TeliaSonera e a Elisa, disputam os 4,7 milhões de clientes do aguerrido e apetecido mercado finlandês, em que mais de 90% da população conta com assinaturas de telemóvel.

«Esperamos alugar milhares (de terminais) … nos próximos meses», avançou o director da Saunalahti, tendo em conta que as vendas totais de telemóveis devem ser de cerca de 1,5 milhões na Finlândia, neste ano, e que a empresa quer chamar a si uma fatia.

A Saunalahti vai alugar quatro modelos da Motorola e três da Nokia, os quais também podem ser utilizados em redes de outros operadores durante, pelo menos, 18 meses. As facturas mensais variam de 4,95 euros a 19,95 euros, dependendo do modelo.