Num mercado tão competitivo como o dos smartphones, nem sempre as ideias mais interessantes vêm dos grandes nomes, mas sim daqueles relativamente mais desconhecidos (para nós ocidentais, pelo menos). É o caso da mais recente proposta da Oppo e do seu N1, um smartphone equipado com uma câmara de 13 MP que pode ser ajustável pelo utilizador e que foi anunciado esta segunda-feira.
Em termos de especificações técnicas este smartphone não fica atrás dos principais players do mercado: o Oppo N1 vem equipado com um ecrã Full HD de 5.9 polegadas (373 ppi), corre Android 4.2, e disponibiliza uma bateria de 3610 mAh, além de 2 GB de RAM e um processador quad-core de 1.7 GHz (Qualcomm Snapdragon 600).

De acordo com as informações disponibilizadas pela empresa, estamos perante um smartphone relativamente pessado: o Oppo N1 pesa 213 gramas na mão do utilizador. O grande destaque da empresa, contudo, vai para a sua câmara digital: a Oppo afirma que o N1 é o primeiro smartphone Android a incluir um design de lente baseado em seis peças e construído a partir de 67 componentes diferentes.
O seu destaque no mercado, contudo, não vai ser obtido facilmente, especialmente se tivermos em conta concorrentes de peso – dentro do segmento das câmaras fotográficas em smartphones, pelo menos – como o Nokia Lumia 1020, o Sony Xperia Z1 e o iPhone 5S. Este smartphone custa 570 dólares, ou o equivalente a aproximadamente 425 euros.