Em declarações ao telemoveis.com, Isabel Borgas, do Departamento de Comunicação da Optimus, não conseguiu adiantar números oficiais, uma vez que a contabilidade é feita só depois da passagem de ano. No entanto, pelas primeiras impressões tiradas dos números até agora disponíveis, as mensagens escritas também tiveram um peso significativo nas comunicações móveis da Optimus este Natal. Sete milhões de mensagens (só enviadas) pelos clientes desta operadora espelham bem o tráfego registado.
Curiosamente, Isabel Borgas adiantou que 300 mil dessas mensagens foram icons, logos e melodias. Não houve registo de anomalias no sistema, apenas o habitual abrandamento no processamento do envio e recepção das mensagens.
Em relação ao Ano Novo, Isabel Borgas afirmou não estar certa de um aumento do número de mensagens enviadas ou chamadas efectuadas. “Enquanto que, no Natal, as pessoas dispersam mais durante o dia o envio das mensagens e as chamadas, o que acontece no Ano Novo é uma maior concentração num determinado momento; todas as pessoas querem desejar um bom ano muito perto da meia-noite (então se for em cima da hora, melhor ainda…) e isso provoca um maior congestionamento”.
Sem especificar se iriam tomar alguma medida de reforço para a passagem de ano, a mesma responsável sempre foi adiantando que, apesar de não haver ainda resultados oficiais, houve um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado. Mas contabilidade mesmo só para o ano que vem. Que já falta pouco.