Optimus e Vodafone batem recorde de mensagens

Números de SMS e MMS na quadra natalícia.

A Optimus revelou que atingiu entre 22 e 25 de Dezembro, pelo segundo ano consecutivo, os volumes de tráfego mais altos desde que iniciou actividade, em 1998, tendo processado desta vez 76 milhões de SMS, o que significa um aumento superior a 39% em comparação com o ano passado.

Ao nível das MMS, o operador processou no mesmo período 194 mil, o que representa um crescimento superior a 59% face ao Natal de 2004.

Em comunicado, o operador móvel da Sonaecom referiu também que no dia 23 bateu «o recorde absoluto de tráfego de voz», com o pico a ser atingido entre as 18 horas e as 19 horas, naquele que foi o dia da «história do operador em que mais chamadas foram efectuadas pelos seus clientes».

Na véspera de Natal (dia 24), a Optimus registou outro recorde absoluto de tráfego: 34 milhões de SMS e 94 mil MMS enviadas. E, no total dos dois dias, registou 49 milhões de SMS processadas na rede e mais de 133 mil MMS enviadas, o que significou um aumento superior a 25% e 82%, respectivamente, face ao mesmo período do ano passado.

Ao nível dos serviços de terceira geração de voz e vídeochamada, a Optimus apresentou um aumento de 3.000 por cento nos dias 23 e 24 de Dezembro, quando comparado com os mesmos dias do ano anterior. O operador acrescentou ainda no seu comunicado que realizou «uma operação de reforço da capacidade de rede para esta época, duplicando a capacidade do seu serviço de SMS e reforçando, em mais de uma vez e meia, o seu serviço de MMS», o que lhe permitiu «garantir a qualidade do seu serviço de forma exemplar com a entrega imediata de SMS e MMS e mantendo uma elevada qualidade na comunicação de voz».

Valores históricos na Vodafone

Entretanto, também a Vodafone conseguiu nesta época natalícia valores históricos. Segundo os dados fornecidos pela empresa, foi assinalado no dia 24 um recorde histórico no número de mensagens processadas na sua rede, tendo registado o maior fluxo entre as 18 horas e as 20 horas.

Com efeito, nos dias 24 e 25 de Dezembro, o serviço SMS da Vodafone processou cerca de 89 milhões de mensagens escritas, um aumento de 39% face a idêntico período do ano anterior. A Vodafone processou ainda cerca de 670 mil MMS nos mesmos dias.

A empresa sublinhou em comunicado que, apesar dos elevados volumes de tráfego no período natalício, o processamento das chamadas de voz e entrega de mensagens decorreu «com toda a normalidade».

Para isso, o operador salienta também que contribuíram os reforços de capacidade realizados na rede de voz e a duplicação da capacidade da plataforma de entrega de SMS.