Angry Birds
Os populares pássaros zangados da Rovio são uma das aplicações que mais drenam energia ao seu aparelho. Um dos motivos apontados, particularmente nas versões gratuitas da aplicação, está na exibição de publicidade em ‘pop up’, um recurso que pesa nos consumos de energia do telefone.
Deixar Angry Birds correr no background também não é aconselhado, uma vez que o jogo do estúdio finlandês também apresenta um ritmo de drenagem bastante elevado – tanto no iPhone como no Android.
Candy Crush Saga
O segundo lugar da lista pertence ao também popular Candy Crush Saga. Tem a particularidade de ser considerado uma aplicação de risco pela Verizon (operador de telecomunicações norte-americano), que afirma que este jogo é capaz de sugar autonomia a um ritmo 3.2 vezes superior ao habitual, mesmo que o telefone não esteja a ser utilizado.
Além da Verizon, também a KS Mobile elegeu Candy Crush Saga para o seu ranking de aplicações que mais gastam bateria no telemóvel. Esta aplicação está disponível gratuitamente para iOS e Android.
Fruit Ninja
Nem só de fruta vive Fruit Ninja. O bem-sucedido título dos Halfbrick Studios também são conhecidos por ‘cortar’ bocados de energia à bateria do telemóvel, tanto em dispositivos iOS como em Android. De facto, e a fazer companhia a Candy Crush Saga, este jogo ocupa o 9º lugar do ranking da KS Mobile para as aplicações Android que mais vampirizam a bateria.
Enquanto jogo, contudo, é bastante divertido. Encontra-se disponível gratuitamente em iOS e Android.
Jewels Star
Jewels Star é um jogo mais exigente a nível gráfico, o que em parte explica o porquê de ser mais pesado para a bateria do telemóvel. Quando fazemos um intervalor e o deixamos a correr no background, contudo, é necessária alguma contenção – o jogo lidera o ranking da App Monitor por ser o título que mais drena energia da bateria quando deixado apenas a correr no background.
Está disponível gratuitamente para Android.
Hay Day
Não é nenhum Jewels Star, mas está lá próximo – no ranking da App Monitor, mencionado na aplicação anterior, Hay Day ocupa o segundo lugar como a aplicação que mais drena energia quando deixada a correr no background. Esta situação também não é exclusiva do Android – utilizadores do iOS também têm vindo a reportar perdas significativas da autonomia dos seus aparelhos.
O jogo pode ser descarregado gratuitamente para iOS ou Android.
Clash of Clans
A julgar pela sua popularidade na Apple App Store e na Google Play, muitos serão os utilizadores em todo o mundo a sofrer baixas casuais na autonomia dos seus aparelhos. Alguns jogadores de Clash of Clans recomendam, inclusive, que o carregador do telemóvel seja um dos acessórios obrigatórios em sessões de jogo mais longas que o habitual.
Está disponível gratuitamente para iOS e Android.
Temple Run 2
A sequela do Temple Run original não passou despercebida à equipa da KS Mobile, que listou Temple Run 2 no seu Top 10 de aplicações para Android que mais bateria consomem. Está disponível em iOS e Android.
Bejeweled Blitz
Este não é apenas um jogo popular ou viciante. O impacto que tem no consumo de bateria do telemóvel levou a Verizon, à semelhança do que fez com Candy Crush Saga, a classificar Bejeweled Blitz como uma aplicação Android de “alto risco”. Segundo o operador norte-americano, deixar este jogo a correr no telefone pode levar a consumos 2.4 vezes mais rápidos do que o habitual. Requer também especial atenção para quem deixar o tráfego de dados ligado – sozinho, Bejeweled Blitz pode consumir até 75 MB de dados por mês.
Está disponível gratuitamente para iOS e Android.