Os benefícios da 4G

A PT Inovação está a criar um telemóvel de quarta geração com capacidades inacreditáveis.

As potencialidades do telemóvel há muito que estão comprovadas e ninguém as precisa de sublinhar para que sejam realçadas. À medida que se vai evoluindo nas gerações dos sistemas de comunicação, sempre surgem capacidades extra que nos deixam a sonhar com o que o próprio Marconi pensaria se viesse ao mundo e visse o estado actual das telecomunicações.

Mas, quando tudo parece ter chegado a um limite tecnológico, eis que alguém surge com uma inovação capaz de nos supreender. Esse alguém mora na PT Inovação e o projecto desenvolvido dá pelo nome de Samba. É um protótipo de 40 quilos(!) e de dimensões pouco convencionais, muito embora ainda consiga ser menor que os primeiros telemóveis que surgiram no mercado há alguns anos atrás.

A quarta geração pode estar longe, mas as suas características (que aproveitam ao máximo os acessos de banda larga) deixam antever um leque alargado de funções de grande funcionalidade para o futuro das telecomunicações.

O Samba poderá servir como ferramenta de reportagem em tempo real, para ler um livro à distância, ser consultado por um médico (esteja ele onde estiver) a caminho do hospital, ou fazer uma visita virtual a uma exposição ou museu. Tudo suportado por uma transmissão de sinal audio e video a velocidades estonteantes, baseados numa infra-estrutura com capacidade para albergar o maior número possível de utilizadores, sem o eterno problema da lentidão na partilha de rede.

O futuro é, sem dúvida, bastante promissor para o sector das telecomunicações, e de mais orgulho nos enche, quando sabemos que em Portugal se desenvolvem projectos desta magnitude. Isto significa que, de facto, o que é nacional, é bom!