OS Facebook para concorrer com iOS e Android

ABI Research diz que Facebook devia apostar num OS para smartphones, concorrendo com Apple iOS, Google Android, Samsung Bada e BlackBerry QNX.

A empresa norte-americana ABI Research, que realiza estudos na área do marketing tecnológico, mostra num recente estudo que 550 milhões de pessoas acedem às redes sociais através do telemóvel – recentemente o Facebook anunciou que tem 350 milhões de utilizadores que acedem via smartphone – e que até 2016 o número deve subir até aos 1,7 mil milhões de acessos.

Com os resultados obtidos, a ABI Research afirmou que o Facebook deveria criar o seu próprio OS para smartphones e «deixar de ser apenas uma aplicação para telemóveis». A ABI Research diz no estudo que a Apple tem o iOS, o Google o Android, a Nokia o Symbian, a Microsoft o Windows Phone, a RIM o BlackBerry 7 e o QNX, a Samsung o Bada e até a HTC quer comprar ou desenvolver um OS, e que o Facebook só iria ficara ganhar se apostasse nesse mercado.

OS Facebook para concorrer com iOS e Android

Aapo Markkanen, analista da ABI Research, afirmou que «o grande problema do Facebook é que na internet é uma plataforma, mas nos telemóveis é apenas uma aplicação». Aapo Markkanen concluiu dizendo que «para fortalecer-se o Facebook devia apostar mais forte no HTML5, e que depois disso, um OS do Facebook para telemóveis é apenas uma questão de tempo».

Ainda este ano o Facebook anunciou o lançamento de um telemóvel, que acabou por ser apenas um botão num telemóvel HTC que ligava directamente à aplicação do Facebook, e correm rumores de que o Facebook poderia estar interessado no webOS da HP – mas por enquanto não passam apenas de rumores.