Os Windows 7 e Windows XP ainda são os Windows dominantes

E apesar do Windows 8 continuar a crescer, a sua quota de mercado ainda não ultrapassa os 3,84%, registando um ritmo de crescimento inferior ao do seu antecessor, o Windows 7.

Como será o panorama Windows em 2013? Esta é uma questão a que a Net Applications procurou responder, mas os resultados não são muito encorajadores para a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft, o Windows 8. É que o mercado dos computadores equipados com Windows ainda continua a ser maioritariamente ocupado por dispositivos com Windows 7 e Windows XP, sendo que este último deixará de receber suporte oficial por parte da Microsoft já a partir do ano que vem.

Traduzindo isto por números: o Windows Vista detém actualmente uma quota de mercado de 4.75%, ao passo que o Windows XP mantém uma presença significativa de 38,21% (caiu 0,42%) e o Windows 7 de 44,73% (também com uma queda registada de 0,01%).

Os Windows 7 e Windows XP ainda são os Windows dominantes

Serão boas ou más notícias para o Windows 8? A verdade é que é difícil fazer uma afirmação concreta: apesar de a crítica não ter perdoado ao Windows 8, a verdade é que o actual contexto económico global, aliado às crescentes quedas de vendas de computadores, não estão a contribuir para que a adopção seja feita ao mesmo ritmo do Windows 7, que nos seus primeiros seis meses de vida obteve um share de 12%. Também o fim das promoções de 15 euros para os utilizadores actualizarem o seu sistema operativo Windows 8 pode ter contribuído para este arrastamento do ritmo de crescimento do seu share de mercado.

Que sistema operativo é que utilizam, e porquê? Já são utilizadores do Windows 8? O que pensam do mais recente sistema operativo da Microsoft? Deixem-nops a vossa opinião!