OZ abre email nos telemóveis

BlackBerry já tem concorrência.

O PDG da OZ, Skuli Mogensen, diz mesmo que «chegou a hora do messaging electrónico móvel deixar apenas a esfera profissional e virar-se para o grande público», garantindo que o OZ Mobile Email Solution «revoluciona o mundo da telefonia móvel ao fazer do messaging móvel uma parte integrante da nossa vida quotidiana».

A plataforma concebida pela OZ apoia-se no software que equipa vários terminais (Motorola, Nokia, Samsung, Siemens, SonyEricsson, TCL&Alcatel e outras) e numa solução de servidor de que os operadores estão dotados, permitindo dessa forma a conexão às contas de correio electrónico.

A novidade poderá abrir um novo mercado. Por um lado, o envio de emails de um PC para outro não se traduz em lucros para os operadores nem para as empresas que alojam as contas; por outro, os utilizadores têm mostrado desejar ter acesso ao email sem ficarem sujeitos a pesadas contas que passam pelas ligações WAP ou i-Mode. Ora, «ligar as centenas de milhões de internautas às centenas de milhões de utilizadores de telemóvel abre um novo mercado aos operadores», aponta a OZ.

Nos EUA, o novo serviço já está em utilização por alguns operadores, sendo o envio de um email facturado ao preço de uma SMS.