Skip to main content

Pagamentos móveis crescem

O mercado de pagamentos móveis deverá gerar receitas de 50,7 mil milhões de dólares em 2009.

O aparecimento de conteúdos móveis mais ricos e a afirmação de um segmento de utilizadores entusiastas parecem estar na base das previsões daquele estudo, que aponta um elevado potencial de crescimento para este tipo de serviços nos próximos anos e avança com uma estimativa de receitas de 50,7 mil milhões de dólares para 2009.

Os serviços de entretenimento, consumidos sobretudo pelos mais jovens, deverão ser o capítulo mais forte, ao que se soma um crescimento generalizado da utilização do telemóvel como meio de pagamento.

Segundo a análise, o impulso que o segmento jovem deverá dar nos próximos anos ao desenvolvimento do m-commerce e dos serviços de dados móveis será fundamental uma vez que solidificará a confiança no mercado.

O estudo defende que o segmento jovem poderá vir a gastar mensalmente 173 dólares neste tipo de serviços, com destaque para os utilizadores de cartões pré-pagos que tenderão a usar os seus terminais como dispositivo de débito, evitando o acesso às suas contas bancárias para realizar operações de pagamento. Entre as áreas de maior utilização do telemóvel como meio de pagamento a consultora aponta o comércio, o retalho ou a compra de bilhetes de viagem.

A ARC sublinha, no entanto, que para integrar esta cadeia de valor os seus vários intervenientes terão de considerar um conjunto de investimentos necessários, onde se incluem custos de infra-estrutura, normalização ao nível do software e hardware e enfrentar algumas questões regulatórias.