Palm compra novo sistema operativo

BeOS resigna-se a vender direitos intelectuais da sua tecnologia.

Foi esta semana revelada a aquisição, por onze milhões de dólares, dos direitos de propriedade intelectual e activos tecnológicos da BeOS pela Palm, conhecido fabricante de dispositivos tipo PDA.

Recorde-se que, nascido no início da década de oitenta o BeOS foi um sistema operativo para computadores nascido para concorrer com o Windows e o MacOS. Pese embora ter conseguido alguma inovação e excelência tecnológicas, o BeOS, contudo, nunca vingou comercialmente tendo a empresa vindo a acumular sucessivos prejuízos.

Com a jogada de aquisição, a Palm pretenderá utilizar a tecnologia BeOS – notável, por ex., pelas suas potencialidades multimedia – e reforçar o seu próprio sistema operativo para neutralizar o lançamento, anunciado para o próximo mês, do Stinger – sistema desenvolvido pela Microsoft

Dica

Por curiosidade, pode experimentar gratuitamente o sistema operativo BeOS no seu PC descarregando-a partir da página da empresa (cerca de 40 MB). O BeOs coabita pacificamente com o Windows dentro de um único ficheiro extenso.