Palm lança Zire 71 e Tungsten C

O fabricante californiano de PDA`s «Palm» lançou dois novos produtos no mercado: o Zire 71 para o consumidor normal e o Tungsten C para o segmento empresarial.

«Sentimos que este modelo está bem posicionado para ir de encontro às necessidades dos mais apaixonados pelos dispositivos multimédia», explicou Steve Manser, vice-presidente da Palm Solutions Group. O Zire 71, para além da câmara digital incorporada (640×480), tem ainda um leque de funções e capacidades muito atraentes como o leitor mp3 da Real One, o Kinoma para ficheiros de vídeo e tudo o que um organizer deve ter. Já para não falar do imperdível suporte de jogos, onde inclui um emulador para SEGA que permite desfrutar, entre outros, do eterno e mítico Sonic. Este modelo dispõe ainda de um joystick de cinco posições (à semelhança do Nokia 7650 e do SonyEricsson T68i) para facilitar a navegação no sistema operativo Palm OS. 5.2.1., através de um ecrã de 65, 536 cores de 320×320 pixels.

Já o Tungsten C é virado para outro tipo de clientes. A Palm concebeu este modelo a pensar no segmento dos utilizadores empresariais que, tal como Steve Manser adiantou, «passam entre 80 e 90 por cento do seu tempo de trabalho fora do escritório». O que equivale a dizer que o Tungsten C é uma verdadeira secretária portátil, com teclado incorporado e o único da sua série equipado com um processador Intel XScale a 400Mhz. As suas funções, especialmente vocacionadas para trabalhar em redes sem fios, são apoiadas por mais capacidade de memória (pelo menos em relação aos restantes modelos da Palm).

Não há previsão para a chegada destes modelos à Europa, mas ambos podem ser desde já adquiridos através do site da marca – www.palm.com -, sendo que o Zire 71 tem um preço de 299 dólares (cerca de 272 euros) enquanto o Tungsten C está marcado a 499 dólares (cerca de 453 euros).