PDAs ganham mercado

Mais baratos e com WAN.

A subida das vendas mundiais de PDAs corresponde à aceitação pelos consumidores da integração de tecnologia WAN nestes equipamentos e ao sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelos operadores, de acordo com a Gartner.

Face ao segundo trimestre do ano passado, esta subida representa mais 2,7%, mas as receitas caíram 4,1% e ficaram-se pelos 1,38 mil milhões de dólares.

Ainda segundo aquela consultora, o preço dos PDAs também desceu face ao trimestre homólogo e registou a média de 373 dólares por unidade, fenómeno atribuído ao envelhecimento das linhas de produtos.

Curioso é o facto do crescimento do mercado de PDAs ter sido protagonizado, essencialmente, por fabricantes que normalmente não ocupam os lugares de topo nas vendas, como são os casos da Mio Technology, Motorola e Danger Research.

Quanto aos fabricantes que costumam ocupar os lugares de topo nas vendas, como a Research In Motion (RIM), a Palm, HP ou Dell, mantiveram as suas vendas mas evidenciaram uma tendência para baixar. Ainda assim, a RIM baixou as vendas em 1,1% mas manteve a primeira posição com 22,5% das vendas mundiais.

A Nokia foi a que viu as vendas baixarem mais (-40,5%) no segmento de PDAs face ao trimestre homólogo e a Palm caiu 26,7% (neste caso, os analistas da Gartner sublinham que a marca não lançou nenhum dispositivo novo desde o final do ano passado).

No que respeita a sistemas operativos, a Microsoft domina com 54,2% das plataformas vendidas, seguindo-se a RIM com 22,5% e a Palm com 13,4%.