Pela 1ª vez em Portugal a TMN revela quarta geração móvel
A operadora móvel portuguesa irá demonstrar que a nova tecnologia permite velocidades de banda larga móvel de, pelo menos, 100 a 150 Mbp por segundo, sendo assim possível, num futuro muito próximo, uma utilização de todas as potencialidades da internet a velocidades ultra-rápidas.
Zeinal Bava, presidente da comissão executiva da Portugal Telecom, afirmou à Lusa que a tecnologia LTE «representará uma evolução qualitativa na área de serviços e aplicações de dados semelhante aquilo que a fibra ótica representa para o negócio fixo».
Este é o primeiro passo para que a TMN assuma o compromisso para a quarta geração móvel (4G), que implicará grandes investimentos na rede actual.
Zeinal Bava afirma que “o futuro caminha para a mobilidade nos acessos de banda larga e aplicações, e os clientes cada vez mais pretendem ter acesso aos serviços de forma integrada e que lhes garantam comodidade, fiabilidade e valor acrescentado“, pelo que a PT “está confiante que os investimentos que têm feito nas suas opções tecnológicas no fixo e no móvel irão criar vantagens competitivas“.
No ano passado a PT comprometeu-se a promover já este ano dois testes-piloto de tecnologia LTE, um em Portugal e outro no Brasil, sendo que a demonstração marcada para hoje é para o presidente executivo da PT “um primeiro passo com vista ao lançamento do piloto, brevemente, e no desenvolvimento e implementação de uma tecnologia que contribui para a inevitável convergência fixo-móvel“. “Esta é, aliás uma tendência em relação à qual a PT tem vindo a trabalhar há vários anos, com a criação de soluções como o Office Box ou Meo Mobile“.
Por : Cristina Brites – Telemoveis.com | |
Telemoveis.com on Facebook
|