• Início
  • Mobile
  • Penetração do serviço móvel atinge 148,9 por 100 habitantes em Março

Penetração do serviço móvel atinge 148,9 por 100 habitantes em Março

No final do primeiro trimestre de 2010 existiam 15,8 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e híbridos

Partilhar

Destas, cerca de 82,7% tiveram utilização efectiva no último mês do trimestre.

Os planos pós-pagos representaram 17% do total, os planos pré-pagos cerca de 71,6% e os planos combinados/híbridos cerca de 11,4%.

No período em análise, a penetração do serviço móvel ascendia a 148,9 por 100 habitantes, mas na interpretação do valor do número de assinantes e da penetração do serviço móvel há que ter em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço; existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; bem como cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas; e cartões afectos a empresas.

Do total de estações móveis, se excluirmos as placas/modem exclusivamente utilizadas para acesso à internet em banda larga móvel, o número de equipamentos activos e com utilização efectiva ascendem a 11,9 milhões. Destas, os CTT têm 0,6%; a Sonaecom tem 15,2%; a TMN tem 43,9%; a Vodafone, 40,1%; e a ZON 0,3%.

No primeiro trimestre deste ano, o número de utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga ultrapassou os 8,4 milhões.

O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3ª geração (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile tv) foi superior a 3,1 milhões, mais 22,6% que no trimestre anterior.

Os utilizadores habilitados a usar serviços de banda larga (UMTS/HSPA) representam 53,2% do total de estações móveis activas, enquanto os utilizadores activos constituem 24,2% do total estações móveis com utilização efectiva.

Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 37,3% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.

Entre Janeiro e Março foram realizadas mais de dois mil milhões de chamadas, menos 4,6% do que no trimestre anterior. Em comparação com o trimestre homólogo, verificou-se um acréscimo de 5% do número de chamadas. No que respeita às chamadas recebidas, ascenderam a 1,9 mil milhões, menos 8% face ao trimestre anterior, mas um acréscimo de 0,8% em termos homólogos.

O tráfego fixo-móvel apresenta, face ao trimestre homólogo, uma variação negativa significativa (-14,1%), reforçando-se assim a tendência que se vem registando há alguns anos.

No trimestre, foram realizadas, em média, cerca de 56 chamadas mensais por estação móvel activa e com utilização efectiva, excluindo as placas para acesso à Internet em banda larga móvel. Cerca de 38 das chamadas realizadas têm como destino o prestador de origem e 11 outro prestador do mesmo serviço.

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou mais de 4,6 mil milhões, menos 1,5% que no trimestre anterior. Em termos homólogos, assistiu-se a um crescimento de 11,5%, acima da taxa de crescimento do número de estações móveis activas.

A duração média das chamadas originadas na rede móvel, 137 segundos, manteve a tendência crescente, já que se registam quatro segundos a mais que no trimestre anterior e oito segundos a mais em termos homólogos.

O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu mais de 4,6 mil milhões, menos 2,5% que no trimestre anterior. Em termos anuais, o tráfego de entrada cresceu 10,2%, impulsionado pelo tráfego on net. Refira-se que o tráfego fixo-móvel diminuiu 14,5% em relação ao período homólogo, mantendo a tendência dos últimos anos.

No trimestre registou-se o envio de mais de 6,3 mil milhões de mensagens escritas, menos 0,9% que no trimestre anterior, e um crescimento homólogo de 4%. Do total de SMS, as mensagens de valor acrescentado representam 0,2%, correspondentes a 15 milhões.

Cada utilizador do serviço enviou em média 288 mensagens, número que no caso dos MMS é de seis por mês. Os MMS enviados no trimestre ultrapassaram 25,3 milhões, mais 4,4% do que no período anterior. Em termos homólogos o número de mensagens multimédia enviadas pelos utilizadores deste serviço cresceu 14,5%.

No período em análise foram realizadas mais de 1,3 milhões de vídeochamadas, mais 5,7%. O tempo de conversação associado a estas vídeochamadas também aumentou face ao trimestre anterior, 3,8%.

No que respeita ao serviço de mobile TV, o número de utilizadores ascendeu a pouco mais de 63,7 milhares, que realizaram cerca de 1,2 milhões de sessões, o que corresponde a cerca de seis sessões por utilizador.


Cristina Brites – Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!