Philips cria ecrãs de enrolar
A Philips anunciou que vai produzir em série protótipos dos ultra-leves ecrãs enroláveis, prevendo estar em condições de fazer lançamentos no mercado dentro de dois anos.
Estes ecrãs, de cinco polegadas, são enroláveis num tubo de apenas 7,5 milímetros. Muito leves, finos e flexíveis, aproveitam toda a sua área ao reproduzir uma imagem, são inquebráveis e podem ser enrolados num pequeno espaço quando estão inactivos, o que os torna muito atractivos para todo o tipo de aplicações: telemóveis, livros e publicações electrónicas e, inclusivamente, esferográficas. O objectivo é fabricar equipamentos realmente leves, resistentes e portáteis, além de que permitem um baixo consumo energético, o que os faz ideais para todo o tipo de dispositivos móveis.
Refira-se que os polímeros são elementos orgânicos que actuam no ecrã como «transistores orgânicos», existindo um por cada pixel. Essa é a maior dficuldade a nível de produção: reduzir custos. O objectivo é conseguir uma «lâmina» com expessura idêntica a um papel ou cartolina, flexível e leve, que permita pôr um ecrã em praticamente qualquer lado.