Philips Fisio 620: a técnica da família feliz

Há telemóveis que nascem para servir as operadores nos negócios pré-pagos e o Philips Fisio 620 é um desses modelos. Não é tão equipado como o 820, mas os seus argumentos não o atiram para segundo plano. Bem pelo contrário: o toque polifónico e as velocidades suportadas pelo GPRS fazem deste terminal um espécime interessante, na vasta família de 2G.
O manuseamento dos menus faz lembrar o prato tradicional de comida chinesa, Família Feliz. Quem não se lembra daquele prato rotativo no centro da mesa, onde os vários ingredientes vão passando de pessoa em pessoa, sem ter que haver pratos ou travessas no ar, ou deslocações a meio da refeição para repetir a dose. Se está a ver o filme, então imagine que os alimentos são os menus do Fisio 620 e que não precisa de adivinhar ou memorizar qual a função que vem a seguir, pois a respectiva imagem já se encontra em tamanho menor antes (ou depois, depende em que direcção estiver a ser corrida a plataforma) do menu a escolher. Aliás, um sistema já característico da família holandesa de telemóveis.
Mas isto é apenas um pormenor de como funciona a interactividade com o software que, diga-se, está bem complementado para um terminal da sua série. Faz parte, por exemplo, uma agenda que pode ser gerida diária, semanal ou mensalmente, função permitida, em grande parte, pelos 277 Kb de memória dinâmica que possui e que pode ser gerido de forma fácil, já que a sua capacidade (usada e por usar) é actualizada em dados percentuais. Existe a possibilidade de, em termos gráficos, aumentar o tamanho dos caracteres visíveis no ecrã, assim como alterar a luminosidade do mesmo em 6 diferentes níveis. Pode, até, nem se dar pela utilidade desta função, mas trata-se de uma facilidade tão importante como, por exemplo, o volume de som. No escuro, nem sempre é bom ter o telemóvel a dar luz para tudo e todos!
Uma das falhas deste aparelho é a sua falta de dispositivos wireless para comunicação com PC"s. Isto porque não tem disponível Bluetoooth (nesta classe seria um luxo!), mas é imperdoável não ter uma porta de infra-vermelhos. Isto significa que toda a comunicação com máquinas exteriores terá que ser feita por cabos USB, o que nos dias de hoje já não é muito aceitável. Além disso, e apesar de suportar comunicações tipo GPRS, o Fisio 620 não é compatível com mensagens EMS. Mas nem por isso deixa de poder fazer transferência de ficheiros JPEG ou de se poder fazer descargas de jogos e imagens pela internet, WAP versão 1.2.1.
No que diz respeito ao hardware, este Philips está bem situado nos limites do peso e do tamanho. Dimensões razoavelmente compactas (104x46x20mm, com um volume de 73cc) e com um peso bastante aceitável para o nicho de mercado a que se destina (85gr). O plástico rígido com que é fabricado confere-lhe, de facto, uma textura agradável ao tacto, bem como um peso ligeiramente inferior ao que seria de esperar de um aparelho com as suas dimensões.
Este é um modelo em que a Philips apostou forte na personalização. Não só no seu aspecto exterior, com capas, melodias e protectores do ecrã, como pelo seu interior, onde as imagens dos menus podem ser modificadas conforme a vontade do freguês. Além disso, a casa holandesa disponibilizou o conhecido voice command calling (activação de chamada por voz), associado a 40 números disponíveis. E um voice memo, embora as suas capacidades não sejam muito animadoras (1 mensagem e com duração máxima de 30 segundos). Mais vale assim do que nada!
A bateria de ion-lítio de 550 mAH garante uma duração de 330 horas em modo stand-by e de 4 horas e 45 minutos em conversação contínua. Um desempenho extremamente atraente para quem carregar terminais é um ritual perfeitamente dispensável. Aliás, a bateria disponibilizada de série deste modelo é um dos seus pontos fortes e grande argumento de venda.
O Fisio 620 não tem nada que se possa dizer "é um verdadeiro espanto", mas não tinha que o ter. Modelos como este não são pensados para espantar o mercado, mas sim para vestir o fato-macaco e ser um trabalhador eficiente para as exigências do dia-a-dia. Resistência às quedas, boa captação de sinal de rede, sem bugs de software, umas gracinhas nos toques e uma interactividade de menus fácil de usar é tudo o que o common user pede de um modelo. E, nesses básicos aspectos, o Fisio preenche em pleno os requisitos e está no mercado para ganhar o seu espaço, que as próprias operadoras já garantiram.