Philips Fisio 820, encanto Mustang

Blueetooth, ecrã colorido, GPRS classe 10 e um design arrojado constituem o cartão de visita deste modelo da marca holandesa.

Este telemóvel do fabricante holandês aparenta ter todos os requisitos necessários para concorrer com os grandes: ecrã colorido a 256 cores; bluetooth, GPRS, WAP e boa autonomia. Falta-lhe porém uma porta de infra-vermelhos enquanto a ergonomia, mormente a nível da disposição das teclas e do menu em carrossel, grande aposta/inovação da marca, resulta de eficácia cativante mas incerta. Philips Fisio 820

Trata-se, é certo, de um terminal de pequeno volume com um visor comprarativamente generoso. O desempenho deste é porém prejudicado por alguma falta de contraste. Acresce que a aposta da Philips no bluetooth, apontado ao topo de gama, acabou por esquecer que, apesar de tudo, mais comezinhamente, o infra-vermelho ainda é o modo infinitamente mais comum de troca directa de dados entre utilizadores.

A ausência de uma porta irDa, portanto, tende a relegar as capacidades de ligação do modelo seja a outros terminais, para troca de imagens, contactos etc… seja a um PC para acesso à Internet para o domínio da virtualidade.

Tendo uma resolução em pixéis promissora, o visor (112 por 112 pixéis capazes de 9 linhas de texto) revela alguma falta de contraste a que acresce uma luminosidade que, quando activa, se revela para a generalidade dos gostos demasiado intensa, quase fluorescente.

O teclado do Fisio é sem dúvida inovador. Com um sistema em cruz que pretende facilitar a navegação de forma intuitiva as teclas revelam-se numerosas e dispostas de forma esteticamente muito agradável. Subsiste não obstante que algumas teclas, por exemplo as utilizadas para atender o telefone ou gerir o acesso ao menu, são pouco práticas de ser premidas.

Pelo lado mais claramente positivo há a destacar a longa autonomia de que a bateria do modelo é capaz, permitindo fazer uma recarga de energia, para utilizadores moderados, semanal apenas.

Philips Fisio 820 O modo GPRS de classe 10, capaz de downloads a uma velocidade máxima de 53 kbps é aproveitado pela inclusão no telefone de um cliente de email (permite a configuração multicontas) e de WAP 1.2.1. É claro que, dado o diminuto tamanho das teclas, digitar um texto extenso no telefone não é tarefa fácil, nem mesmo com a ajuda do T9 (o que, aliás, tende a ser um mal geral). Porém, ter o email acessível no terminal é uma mais valia que não se deve desprezar.

O aparelho móvel tem ainda como trunfo a posse de codificadores de transmissão sonora Enhanced Full Rate (EFR), Full Rate (FR) e o menos usual Adaptative Multi Rate (AMR) para obter a melhor qualidade áudio – dependendo porém do suporte da rede.

Naturalmente, para quem queira investir nas placas respectivas, a tecnologia bluetooth tem as suas vantagens. Os possuidores de um PDA ou de um computador portátil podem através dela usar o telefone para aceder à Internet sem os limites impostos pelos fios de uma ligação a uma porta de série ou pela necessidade do alinhamento de uma comunicação por infra-vermelhos.

No plano puramente estético o modelo tem argumentos fortes. Disponibilizado em três cores vivas (vermelho Marte, dourado Saara e azul Cristal) não deixa ninguém indiferente, agradando igualmente aos gostos femininos e masculinos.