Philips Fisio 822, o móvel alegre

O fabricante holandês criou o elo intermédio, o irmão do meio, da série Fisio 800. É o 822 e o Telemoveis.com já o testou de fio a pavio.

Entre o Fisio 820 e o Fisio 825, a empresa holandesa criou o elo intermédio, o Fisio 822. Porém, todos aqueles interessados neste terminal não esperem um nível intermédio em termos de funcionalidades. Este não é um telefone de transição, por assim dizer. Se o leitor esperava um terminal com a conectividade do Fisio 820, ou seja, Bluetooth e cabo de conexão, combinados com o ecrã de 4096 do Fisio 825, vai certamente sentir-se defraudado. O Fisio 822 incorpora as capacidades gráficas do modelo 825 mas está desprovido de elementos de conectividade, excepção feita ao cabo USB.

Este terminal não deve ser visto como um modelo isolado, como um elemento destinado a melhorar os modelos da marca que já se encontram no mercado. A série Fisio deve ser encarada como uma entidade, onde cada elemento tem uma missão específica, um «mercado» específico. Este modelo em concreto parece destinado a uma gama média, para todos aqueles que procura un telefone para comunicar sem complicações, sem aplicações empresariais, disfrutando da tecnologia mais avançada e com a possibilidade de descarregar jogos. E relativamente económico.

A estética Fisio 800, que confere aos terminais da marca holandesa uma robustez que acaba por eliminar a primera impressão de debilidade provocada pelas suas dimensões (98 x 47 x 21 mm.) e pelo peso (85 gr.) desta série, é mantida no 822. Este efeito óptico é conseguido através de umas teclas pequenas e com espaço entre elas que permitem ver a cor da capa, com o desenho em cruz das teclas centrais (destinadas à navegação através do menu) e o rebordo prateado que faz do visor o centro das atenções do terminal. Merecidamente, digamo-lo.

Visor

Comecemos então esta análise precisamente pelo visor. 112 x 112 pixéis é a resolução que oferece o visor «Contrast Plus», capaz de debitar 4096 cores e visualizar até 9 linhas de texto. Esta é sem dúvida a melhor característica do terminal, que tem como principal atractivo a funcionalidade FotoCall. Esta permite visualizar no ecrã a fotografia da pessoa que nos está telefonar. A utilidade práctica desta funcionalidade não está, porém, muito clara. 

Em sintonía com a componente lúdica que rege estas primeiras linhas, este terminal permite o download de jogos In-Fusio a todos os utilizadores que gostam de personalizar o terminal de uma forma mais dinâmica. No visor do Fisio 822  estes dispõem de qualidade muito aceitável tendo em conta que o ecrã  «apenas» debita 4096 cores. Outra característica do visor que merece ser destacada é a sua iluminação. Com o fundo branco, permite visualizar as cores e os ícones de uma forma mais saliente. Não obstante, e como ocorre em tantos outros modelos equipados com ecrãs a cores, esta perde interesse e capacidade de visualização quando a intensidade da luz solar és maior.
 

Bateria

O fabricante anuncia uma autonomia para a bateria de 400 horas em espera e de cinco horas e meia en conversação. À priori, este número pode parecer um pouco exagerado, mas comprovámos na prática que a bateria de lítio de 750 mAh proporciona cerca de quatro dias de autonomia com um uso médio.

Conectividade

O Fisio 822 possui, tal como o seu irmão mais velho 825, GPRS Class 10 (4+2 timeslot)  e a possibilidade de configurar duas contas de e-mail. Da mesma forma, conta com um navegador WAP 1.2.1 para incursões à Internet. Com o terminal vem incluído o software «Mobilephone tool», com qual é possível criar e editar fotografias no seu próprio PC que, com a ajuda do cabo USB, podem ser ser enviadas para o telefone. Igualmente, é possível sincronizar a agenda do telefone com a do PC.

Som


O maior desequilibrio encontrámos no Fisio 822 salta mais aos ouvidos do que à vista, e isto porque parece que as funcionalidades de som foram um pouco esquecidas. Num terminal como este, onde as possibilidades de personalização têm um papel tão importante, a ausência de melodias polifónicas faz-se notar. Do mesmo modo, a função de alta-voz – sempre útil e agradável – também não foi incluída neste terminal. Estão integradas, isso sim, 5 possibilidades de equalizar os toques de chamada e duas funcionalidades baseadas em comandos de voz. O Fisio 822 reconhece até 10 números para marcação verbal, cuja efectividade depende muitas vezes do meio sonoro de onde se tenta realizar a chamada. Mesmo assim, é possível gravar clips de voz até um máximo de trinta segundos de duração.

A qualidade e a recepção das chamadas é verdadeiramente elevada, já que o terminal conta com codificadores de transmissão sonora Enhanced Full Rate (EFR), Full Rate (FR) e Adaptative Multi Rate (AMR).

Menu

A navegação pelo menu é feita de forma fácil e cómoda, facilitada pela disposição Fisio 800 das teclas em forma de cruz. Não obstante, e como já havia sido mencionado na crítica ao «irmão menor» Fisio 820, as cinco teclas situadas entre o visor e as teclas alfanuméricas são por vezes difíceis de pressionar. Em termos mais práticos, o envio de un SMS – por exemplo – torna-se um pouco difícil devido à imposibilidade de alterar um número de telefone guardado na agenda telefónica. Mas pequenos detalhes como este não comprometem o desempenho do menu, criado para facilitar a vida ao utilizador. Um exemplo disso são os chamados «quick settings», que permitem seleccionar diferentes modos de alertas dependendo do lugar onde se encontra o utilizador, permitindo ainda uma configuração pessoal.

Conclusão

Como é referido alguns parágrafos acima, este é um telefone para utilizadores que apreciam os últimos avanços em termos de imagens, sem software empresarial complicado, apesar de dispor de agenda, calculadora e conversor de moeda; e tudo isto a um preço bastante competitivo e acessível. Trata-se de um termnal de fácil manuseamento e tem uma personalidade bastante própria (às vezes demasiada), tal como o resto da familia Fisio 800, o qual é um elemento que é sempre bem-vindo. Na nossa opinião as potencialidades deste modelo estão pouco exploradas, como demonstra a ausência de capacidades MMS, que as funcionalidades deste terminal podiam facilmente suportar, em comparação com outros modelos com características similares existentes no mercado. Mas reiteramos que o que tem é de grande qualidade e eficiência.