• Home
  • Tecnologia
  • Poderia uma forma de inteligência artificial conduzir uma das célebres conferências TED?

Poderia uma forma de inteligência artificial conduzir uma das célebres conferências TED?

As sessões das TED Talks geralmente tendem a ser bem-sucedidas quando, no final, toda a audiência aplaude, de pé, o seu orador – mas consegue imaginar este mesmo cenário num contexto onde o orador seja uma forma de inteligência artificial?

Decorreu esta quinta-feira em Vancouver, no Canadá, mais uma edição das famosas TED Sessions. Nesta sessão estiveram presentes Chris Anderson, um dos responsáveis pela organização das populares sessões de conversa informais, e Peter Diamandis, da Prize Foundation.

Ambos anunciaram uma curiosa iniciativa chamada AI XPrize, que pretende premiar a primeira forma de inteligência artificial a ser bem sucedida em conduzir uma sessão até ao fim e a convencer a audiência a aplaudi-la de pé.

? Governo turco tenta bloquear acesso ao Twitter

? Xiaomi Redmi Note, um phablet octa-core por menos de 100 euros

? Sugestão: CamScanner transforma o seu smartphone num scanner

Os detalhes e as regras desta iniciativa ainda estão a ser decididos, mas a proposta arrojada já está a dar que falar por todo o mundo. Os dois responsáveis encorajam todos os potenciais interessados a deixarem o seu parecer no website oficial da iniciativa, nas plataformas de comentários disponíveis.

“Isto pode levar 20 anos, quem sabe”, afirmou Anderson em palco, notando igualmente que o novo XPrize é uma forma da comunidade TED manter-se a par do progresso na área da IA e para ajudar a descobrir as potencialidades e limitações da inteligência artificial.

*Artigo originalmente publicado publicado pelo mesmo autor em http://www.ionline.pt/tecnologia

Poderia uma forma de inteligência artificial conduzir uma das célebres conferências TED?