Porque os hackers chineses são culpados por tudo

Uma empresa de segurança norte-americana culpou os hackers chineses por mais de 100 ataques informáticos e pelo roubo de mais de 1 TB de informação industrial.

Porque os hackers chineses são culpados por tudo

Parece que os hackers chineses são o novo bode expiatório de 2013: de acordo com a Mandiant, empresa de segurança norte-americana, uma unidade secreta do exército chinês será a verdadeira responsável por uma série de ataques informáticos a empresas norte-americanas, canadianas e do Reino Unido. O objectivo? Roubar informação industrial.

Mas quem são os responsáveis ao certo? Apesar da Mandiant assegurar a confidencialidade dos piratas informáticos, o relatório da empresa norte-americana sugere que a responsabilidade deve ser atribuída à unidade 61398 do exército de libertação chinês – unidade que opera confidencialmente e sobre a qual não são conhecidos muitos detalhes, embora esteja associada ao roubo de informações a pelo menos 141 organizações desde 2006. O governo chinês já desmentiu o relatório e acusou a Mandiant de ter falta de credibilidade.

Será este o início de alguma espécie de ‘guerra fria’ travada virtualmente? Terão as acusações da Mandiant fundamento? Deixem-nos a vossa opinião!