Portugal dá as boas vindas ao Huawei Ascend W1
O primeiro smartphone Windows Phone 8 da Huawei chegou hoje a Portugal e está disponível através da TMN, a partir de 179 euros, ou livre de operador. Conheçam as nossas primeiras impressões!
- Lauro Lopes
- 08/05/2013
- Huawei, Mobile
A Huawei apresentou hoje (8 Maio) em Lisboa o seu primeiro dispositivo equipado com Windows Phone 8, o Huawei Ascend W1. E o que há a saber sobre este smartphone?
É um dispositivo de média gama e está disponível por €179 através da TMN, embora esteja previsto chegar brevemente ao mercado uma versão livre de operador, cujo preço recomendado é de €239. As datas para esta versão ainda não foram anunciadas.
Sobre o Huawei Ascend W1
O que há a saber sobre o primeiro Windows Phone 8 da fabricante chinesa? O Ascend W1 vem equipado com um ecrã IPS LCD de 4 polegadas e apresenta um processador dual-core de 1.2 GHz, 512 MB de RAM e uma bateria de 1950 mAh, que a Huawei afirma garantir uma autonomia de até três dias sem necessidade de recarregar – infelizmente, e por motivos óbvios, não tivemos oportunidade de confirmar ainda este pormenor.
‘O Huawei Ascend W1 combina a filosofia de design centrada no utilizador com o software Windows Phone 8, constituindo uma alternativa verdadeiramente aliciante‘, refere Richard Yu, director-executivo da Huawei.
Primeiras impressões sobre o Huawei Ascend W1
Há quem acredite que a primeira impressão é sempre aquela que mais impacto tem na hora de formularmos uma opinião – como se de um cartão de visita se tratasse.
Se esse for o caso então o Huawei Ascend W1 é um exemplo de ‘sucesso’ neste contexto – é que estamos perante um smartphone apelativo e com um design bastante elegante dentro da categoria em que compete.
Além disso o Ascend W1 impressiona igualmente por ser tão leve – este Windows Phone 8 pesa 120g, mas transmite a impressão de que pesa menos. Torna-se um companheiro não intrusivo dentro dos nossos bolsos.
Em termos de especificações, eis uma brevíssima contextualização: o Huawei Ascend W1 corre Windows Phone 8, apresenta um ecrã de 4 polegadas com uma resolução nada impressionante de 480 x 800 e com uma densidade de ~233, perfeitamente aceitável para um dispositivo desta categoria.
Também vem equipado com um processador dual-core Qualcomm Snapdragon de 1.2 GHz e cerca de 512 MB de RAM. Para um Windows Phone 8 estas especificações estão mais do que adequadas, especialmente para um smartphone de média gama.
Isto poderá garantir a este Ascend W1 alguma vantagem, em termos de performance, contra dispositivos Android da mesma categoria. É que a interface WP8 mantém-se fluida e nada propícia a arrastamentos, o que aliada a um consumo de energia controlado e a um preço acessível – além de um cada vez maior ecossistema de aplicações – poderá fazer deste smartphone uma excelente alternativa no mercado actual.
Pelo preço a que este dispositivo se encontra disponível parece-nos reunir boas especificações aliadas a uma boa performance e a um design interessante.
A câmara de 5 MP é talvez a característica que menos impressione, embora tenhamos ficado com a impressão de que o ambiente em que a testámos não a favoreceu – estivemos numa área com pouca iluminação e as imagens que tivemos oportunidade de tirar no local apresentavam algum ruído.
Isto não prejudica a qualidade das mesmas, já que em condições normais – em termos de luminosidade – nos pareceu ter potencial para tirar fotografias com uma qualidade mais do que aceitável. Além disso suporta gravação de vídeos em HD (720p).
Poderíamos pensar que 512 MB de RAM é pouco, e a verdade é que realmente é – mas este é um pormenor que não assume no Windows Phone 8 a mesma importância que no Android.
Atrevemo-nos a pensar que os 512 MB são o mínimo ideal para que qualquer WP8 consiga correr um vasto número de aplicações, um factor que no breve tempo que passámos com o Huawei Ascend W1 tivemos oportunidade de testar e, para nosso espanto, não detectámos qualquer problema como lag, arrastamentos ou crashes.
O software parece-nos ser bem menos exigente em termos de hardware do que a concorrência, e isso parece dar ao smartphone espaço para respirar e correr aplicações sem ‘stress’. As duas aplicações que tivemos oportunidade de testar durante a apresentação: a app do Youtube para Windows Phone, que já se encontrava instalada no Ascend W1 que utilizámos, e o jogo AE 3D Motor, que instalámos nós próprios e com o qual nos entretivemos durante alguns minutos.
Enquanto tivemos oportunidade de navegar na Web notámos alguma lentidão a aceder a determinados websites, mas pensamos que isso se poderia dever à ligação e não às capacidades do telemóvel.
Essencialmente: uma boa performance aliada a um design acima da média e a um preço relativamente acessível fazem deste Huawei Ascend W1 uma das propostas de média-gama mais interessantes no mercado, pelo menos actualmente. Potencialmente sentimos que um utilizador que gaste a mesma quantidade de dinheiro num dispositivo Android da mesma categoria atrever-se-ia a não ficar tão bem servido, talvez porque o WP é de facto software mais leve que o sistema operativo da Google. Esperamos brevemente vir a ter oportunidade de aprofundarmos a nossa opinião em relação a este WP8 passando mais tempo com ele. O Huawei Ascend W1 é actualmente o Windows Phone 8 mais acessível do mercado, e para quem estiver a pensar em dar os primeiros passos no OS mobile da Microsoft sem ter que dispender de um orçamento muito elevado esta é a melhor opção que irá encontrar.