*Artigo publicado também no iOnlne
A empresa baseou as suas conclusões em inquéritos realizados a 1700 participantes dos três países. Numa infografia comparativa divulgada esta semana, 53% dos consumidores portugueses inquiridos optam por comprar online por considerarem que este processo lhes permite poupar tempo. Em Espanha esta percentagem é de 40,4%.
Essa crença também parece explicar o porquê dos portugueses comprarem mais online do que os seus vizinhos italianos: 12% dos consumidores portugueses ponderam comprar os seus presentes de Natal em lojas online contra 4,3% dos italianos.
Apesar da adesão às compras online ser mais acentuada nos internautas portugueses comparativamente aos espanhóis ou italianos, a ShowRoomPrive faz questão de sublinhar que também são o povo que menos dinheiro pretende gastar em presentes para este Natal: 41% pretende gastar menos de 100 euros. Não foram, contudo, disponibilizados outros valores para comparação.
A empresa faz questão de referir que os três países têm em comum os presentes de Natal desejados: perfumes, cosméticos e tecnologia.
Em relação ao perfil natalício, 49% dos portugueses crê que esta é a época ideal para se estar com a família, contra apenas 26% dos italianos. Passar o Natal com o/a parceiro/a romântico/a, contudo, apela apenas a 11% dos inquiridos portugueses, abaixo dos 14,6% dos espanhóis ou dos 18,2% dos italianos.
E quanto a expectativas para 2015? Os portugueses estão no meio termo entre os espanhóis e os italianos – em comum com os nossos vizinhos ibéricos existe o ideal de comprar casa já no próximo ano (11% dos portugueses, 4% dos espanhóis).
Tanto italianos como portugueses também consideram 2015 um bom ano para poderem poupar dinheiro – 19% e 28,7%, respectivamente.
A inforgrafia pode ser consultada na íntegra já a seguir:
