Portugueses fazem 500 mil chamadas por mês

SMS também aumentam mas a voz continua a ser preferida.

Com um milhão e meio de chamadas realizadas em três meses é fácil de perceber que a média dá meio milhão de chamadas mensais, algo que não deixa de deixar bastante agradadas a TMN, a Vodafone e a Optimus, que foram quem forneceu estes dados à Anacom.

Segundo aponta a Autoridade Nacional de Comunicações, o tráfego com maior crescimento foi o destinado a redes internacionais, que registou um acréscimo de 18,5% no número de chamadas e de 13,3% no volume de minutos, o que pode ser explicado pela coincidência com o período de férias.

Por outro lado, o tráfego originado nas redes móveis e terminado nas redes fixas registou no terceiro trimestre do ano um aumento de 1,9% em termos de chamadas e de 5,1% em termos de minutos, sendo a primeira vez que tal aconteceu em 2004.

Já o tráfego com origem nas redes fixas e destinado às redes móveis caiu 1,9% em número de chamadas em termos trimestrais e 4,5% em termos homólogos. Em minutos registou-se uma subida de 1,5% face ao trimestre anterior, mas em termos homólogos existe uma quebra de 4,5%.

Chamadas batem SMS

Os dados divulgados versam também o fenómeno das mensagens escritas e mostram que estas continuam a crescer, embora os portugueses ainda prefiram falar do que escrever. Assim, durante o terceiro trimestre do último ano, foram enviadas cerca de 635 milhões de mensagens, o que representa um acréscimo de 5,1% face ao trimestre anterior e um aumento de 11% em termos homólogos. Mas, conforme destaca a Anacom, o número de chamadas mensais por utilizador é superior ao número de SMS.

No que respeita ao serviço móvel com recursos partilhados, o trunking, registava um total de 8.200 assinantes no final de Setembro, número que reflecte um crescimento de 2% face ao trimestre anterior e de 7,4% em termos homólogos. Em Portugal, existem dois operadores que prestam o serviço: a Radiomóvel e a Repart.