Portugueses estão menos tempo ao telemóvel

Telemóveis consomem menos tempo aos portugueses – crise económica pode estar relacionada com a diminuição das comunicações nacionais.

Portugueses estão menos tempo ao telemóvel

De acordo com um estudo da Anacom houve um decréscimo de 2,5% nas comunicações em relação ao mesmo período do ano passado e de 0,1% abaixo do registado no mês passado. Cada pessoa falou em média 142 minutos, um valor superior registado ao do segundo semestre deste ano, no entanto o número de telefones usados caiu 1,5%, o que representa 12,4 milhões de telemóveis utilizados.

Para a Anacom a quebra poderá estar relacionada com a conjuntura económica, que leva à redução de despesas por parte das empresas e famílias, para o aumento do envio de mensagens SMS e maior utilização das redes fixas. A adesão a aplicações que permitem comunicações gratuitas como o Skype ou o Viber também resultam – em nossa opinião – na menor utilização das redes tradicionais.

No último trimestre cada português enviou em média 11 mensagens de SMS por dia, num total de 322 mensagens contabilizadas durante três meses.

E qual é a tua opinião? Continuas a falar muito ao Telemóvel ou preferes os SMS para comunicar?