Prancha surfa no mar e na Internet

Novidade wireless revolucionária da Intel foi premiada pela «Time».

A prancha de surf wireless da Intel foi considerada pela revista «Time» como uma das «coolest inventions» de 2004.

Esta revolucionária prancha foi apresentada (em protótipo) em Junho passado, no Reino Unido, e permite aos surfistas através da tecnologia móvel Intel CentrinoT aceder à Internet, ver o e-mail e conhecer as últimas previsões de tempo e de ondas mesmo quando estão em cima da prancha.

A prancha foi desenvolvida como o ultimo acessório para o «2004 Intel GoldCoast Oceanfest», um festival de música e de desportos radicais realizado em North Devon, que foi patrocinado pelo maior fabricante de processadores do mundo.

«A prancha contém um elevado potencial para os surfistas em todo o mundo, criando uma nova forma de permitir aos surfistas estar on-line, usando a tecnologia móvel Intel Centrino que conecta com os hotspots quer ele esteja na areia ou a fazer surf», destaca a Intel.

Refira-se que a prancha contém um laptop da Hewlett Packard, que está alojado numa embalagem especialmente criada para ser impermeável e é composta por uma janela transparente de policarbonato, lacrada com silicone, 22 fixadores de aço inoxidável e suporte de energia e principais interruptores selados, o que permite aos surfistas navegar na Internet mesmo dentro de água.

O modelo, criado pelo shaper Jools Matthews, da Gulfstream, marca de renome em North Denver, é uma 8′ Mini-Mal, especialmente criada para surfar em condições como as da costa de North Devon. A bateria do portátil é facilmente recarregável através de um painel solar desdobrável facilmente accionado quando a prancha não estiver a ser utilizada.