Skip to main content

Prémio Nobel da Física para investigadores norte-americanos

O Prémio Nobel da Física foi atribuído a três investigadores norte-americanos. Galardoados com Prémio Nobel da Física investigam expansão do universo.

O Prémio Nobel da Física 2011 foi atribuído a três investigadores norte-americanos pelo seu trabalho desenvolvido na área de investigação do Universo. Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess foram hoje galardoados com o Nobel da Física devido à descoberta da expansão acelerada do universo. A investigação foi levada a cabo através da observação de supernovas (tipo 1a) e da sua emissão de luz.

Prémio Nobel da Física para investigadores norte-americanos

O conceito de expansão acelerada do universo surgiu após terem sido investigadas mais de 50 supernovas distantes, cuja intensidade luminosa estaria abaixo das expectativas – factor identificado pelos investigadores como um sinal claro da expansão do universo.

Os galardoados com o Prémio Nobel da Física são Saul Permutter, 52 anos e professor de astrofísica na Universidade de Berkeley (EUA), Brian Schmidt, 44 anos, coordenador na Universidade Nacional da Austrália, e Adam Riess, 42 anos, coordenador na Universidade Johns Hopkins e no Space Telescope Science Institute em Baltimore, EUA.